Militares do 4º batalhão do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, na Zona da Mata, realizaram um treinamento nesta semana em que tiveram que deixar de lado o medo de altura. Vídeo divulgado pela corporação mostra que os socorristas tiveram que se deslocar de um prédio a outro através de um cabo a 40 metros do chão.
Em conversa com a Rede 98, o tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros, disse que essa técnica exige muita concentração e força dos militares, sendo extremamente desafiadora.
“Nas técnicas em questão é exigido um preparo físico do militar, que tem que puxar o seu corpo por cima do cabo fazendo um esforço excessivo nos braços e também um esforço mental, onde ele é submetido a concentração para executar a técnica de maneira correta em contraposição ao seu medo de estar a uma altura desfavorável ao corpo humano”, explica ele.
Ainda de acordo com o tenente, essa é uma técnica de salvamento pouco utilizada no dia a dia da corporação, mas que, ainda assim, é necessário que os militares estejam preparados para executá-la caso necessário.
“Um exemplo que podemos dar de utilização dessa técnica é quando é necessário transpor de um prédio ao outro caso os andares inferiores estejam comprometidos, seja por algum tipo de bloqueio, desabamento, ou um incêndio que impeça a progressão dos militares ou a descida de vítimas daquele prédio”, exemplificou.