Campanha de Multivacinação 2025 começa em Minas Gerais e vai até 31 de outubro

Siga no

(Rafael Mendes/SES-MG)

Compartilhar matéria

O Governo de Minas Gerais inicia, nesta segunda-feira (6/10), a Campanha de Multivacinação 2025, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A ação segue até o dia 31 de outubro, com o Dia D de mobilização marcado para o sábado, 18/10. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas, reduzir o risco de doenças imunopreveníveis e fortalecer a proteção coletiva em todo o estado.

Público-alvo e vacinas disponíveis

O público prioritário são crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. No entanto, todos os responsáveis são orientados a levar a caderneta de vacinação a uma unidade de saúde para conferência.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Nas Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis vacinas como BCG, hepatite B, poliomielite, rotavírus, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e HPV, além dos reforços previstos em diferentes idades”, explicou o subsecretário de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

Segundo ele, o Programa Mineiro de Imunizações já investiu quase R$ 500 milhões em estratégias que ampliam o acesso às vacinas, como a vacinação em escolas e os vacimóveis. “Em 2025, já aplicamos mais doses do que em todo o ano passado. E, durante a campanha, nossa expectativa é ampliar ainda mais essa cobertura”, destacou Prosdocimi.

Segurança e confiança

Profissionais de saúde reforçam que as vacinas são seguras e essenciais para prevenir doenças graves. A enfermeira Fernanda Cristina, do Serviço de Atenção à Saúde do Viajante em Belo Horizonte, destacou que “as vacinas passam por rigorosos testes de segurança e previnem doenças como sarampo, poliomielite, tétano, HPV e meningite”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A adesão também é motivada pelo senso de responsabilidade coletiva. A enfermeira Saratiele, que levou a filha Lara, de 10 anos, para se vacinar contra a dengue, contou. “Me sinto segura ao saber que, vacinando minha filha, também protejo outras crianças das formas graves de várias doenças”.

Em Diamantina, Adriana Gomes levou a filha de 7 meses para se vacinar contra a covid-19. “Mantenho a caderneta sempre atualizada, porque a vacina protege não apenas quem recebe, mas todos ao redor. Vacinar é um ato de cuidado e de amor”, afirmou.

Estratégias para ampliar a cobertura

A campanha acontece em um contexto de recuperação das coberturas vacinais em Minas Gerais. Dados parciais de 2025 mostram que o estado já superou o total de doses aplicadas em 2024, ultrapassando 11 milhões de aplicações neste ano.

Desde 2023, o governo estadual investiu R$ 165 milhões para incentivar municípios a promover vacinação em escolas, creches e ações extramuros. Outra estratégia é o uso dos vacimóveis — veículos adaptados que funcionam como salas de vacinação itinerantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Já são 243 unidades em operação, que atenderam pelo menos 240 municípios e aplicaram mais de 195 mil doses”, informou Prosdocimi.

Além disso, o Estado aposta na capacitação de profissionais. Em parceria com a Opas/OMS e universidades mineiras, são realizados cursos de boas práticas, oficinas com municípios e a qualificação dos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie).

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de calçados em MG

Após notificação do Ministério da Saúde, SES-MG descarta caso de intoxicação por metanol em Minas

MPF questiona mineração de lítio no Jequitinhonha

Caeté suspende aulas após mortes por febre maculosa; casos da doença avançam em MG

Pesquisa da UFMG investiga influência da criação dos filhos em casos de bruxismo infantil

Anvisa suspende lotes de queijo Minas artesanal contaminado com bactérias

Últimas notícias

Meia Everton Ribeiro revela diagnóstico de câncer na tireoide

Filho de Buffon estreia na Série A aos 17 anos; veja outros ‘herdeiros’ em atividade no futebol

Incêndio em prédio abandonado mobiliza bombeiros na Pampulha

Cruzeiro confirma fratura na costela de Matheus Henrique

‘Nossos países se darão muito bem juntos’, diz Trump sobre conversa com Lula

Lula vê conversa com Trump como passo para ‘restauração das relações amigáveis’

Reduflação: você paga o mesmo e leva menos

Os 3 C’s da comunicação: clareza, concisão e conexão

Síndico é profissão? Entenda o debate sobre a regulamentação em Brasília