Um casal de Lavras, no Sul de Minas, viveu um momento de pânico durante a forte chuva que atingiu a cidade na última semana. Marco Polo Nascimento e a esposa Rosimeire Perico estavam de carro na quarta-feira (5/11) quando um raio atingiu o veículo. Uma câmera acoplada ao carro registrou o momento.
Em conversa com a Rede 98, Marco Polo Nascimento contou que o temporal começou com ventos fortes e uma garoa fina, mas que rapidamente evoluiu para uma chuva intensa. “Passou aquela ‘manga’ de chuva muito forte e, em seguida, parou. Quando estávamos próximos ao semáforo, veio aquele flash, um clarão e um estrondo muito forte”, relatou.
O susto do casal foi imediato. Marco Polo conta que ele e a esposa ficaram paralisados com a situação. “Eu não sabia se o motor tinha explodido, se o carro estava pegando fogo. Minha esposa achou que o pneu do lado dela tinha estourado. Pensei até que um caminhão tivesse batido atrás da gente”, contou.
Após alguns segundos de confusão, o casal percebeu que o barulho havia sido causado por um raio. “Depois do susto, começamos a rir. Só mais tarde é que entendemos o perigo que passamos”, disse o motorista, que relatou ter sentido um gosto metálico na boca e o corpo dolorido, mas sem ferimentos graves.
Segundo ele, o raio atingiu o paralama do veículo. “O plástico da moldura do carro ficou meio empenada”, destacou.
Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?
Passado o susto, o episódio reviveu lembranças antigas do casal. O homem contou que, no início dos anos 2000, já havia sido atingido indiretamente por uma descarga elétrica na cidade de Bom Sucesso, também no Sul de Minas. “Um raio caiu na porta da cozinha. Eu fui jogado para trás e as panelas voaram sobre mim. Um dos meus cachorros chegou a desmaiar”, relembrou.
A esposa dele também já passou por situação semelhante. Durante uma visita à roça de um tio em Santo Antônio do Amparo, ela foi atingida por uma descarga que entrou pela antena de um rádio. “O raio passou por ela, queimou o braço e ela acabou indo para a UTI. Ficou com o corpo todo roxo, mas se recuperou”, contou.
Curioso com a sequência de coincidências, o motorista decidiu conversar com o pai sobre possíveis antecedentes familiares. O pai então revelou que, há cerca de 70 anos, um raio atingiu a cozinha da casa onde sua mãe, grávida de oito meses, estava. “Ela foi jogada no chão e, quando recobrou a consciência, já tinha dado à luz à minha tia”, relatou.
A esposa de Marco Polo também descobriu que uma tia da mãe dela morreu após ser atingida por um raio na zona rural, enquanto corria para se abrigar da chuva com a filha no colo. A criança, no entanto, sobreviveu sem ferimentos.
“É uma história difícil de acreditar. Depois de tudo isso, a gente percebe que tem mais gente próxima que já passou por situações parecidas. Graças a Deus, dessa vez não aconteceu nada grave”, finalizou.
