PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ex-governadores de PT e PSDB em MG criticam Zema por alugar Palácio da Liberdade

Siga no

No documento, os ex-governadores pedem que o governador Romeu Zema reconsidere a decisão (Iepha/Divulgação + Rafa Neddermeyr/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Mais uma vez os ex-governadores Aécio Neves (PSDB) e Fernando Pimentel (PT) se juntaram em uma aliança. Desta vez em uma carta com críticas ao governador Romeu Zema (Novo) pela decisão de permitir que o Palácio da Liberdade fique disponível para ser alugado. No documento conjunto divulgada pelos dois, além dos ex-governadores Antonio Anastasia (PSD) e Eduardo Azeredo (PSDB), eles se disseram “surpresos”, afirmando que haverá “banalização” do espaço para pessoas “abastadas”.

No documento (leia na íntegra abaixo), os ex-governadores pedem que o governador Romeu Zema reconsidere a decisão porque os eventos que passariam a ser permitidos com a legislação editada pela gestão atual permitiria “eventos particulares, sem qualquer traço de interesse público, como casamentos, aniversários e coquetéis empresariais”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A reportagem da 98 News entrou em contato com o governo de Minas e aguarda uma posição sobre a carta dos ex-governadores.

Leia a íntegra da Carta:

Exmo senhor Romeu Zema
Governador do Estado de Minas Gerais

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Palácio da Liberdade é o mais icônico edifício de Minas Gerais. Certamente, no Brasil, entre tantas sedes de governos estaduais, nenhuma delas representa valores tão arraigados de tradição, cultura e identidade cívica quanto o nosso Palácio da Liberdade. Não somente é um bem tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, mas, em nível muito mais elevado, é a representação física da história política da Minas republicana. Certamente, sua singularidade o diferencia de todos os demais bens do Estado.

Sendo assim, foi com inegável surpresa que tivemos conhecimento da decisão governamental no sentido de autorizar a locação comercial do Palácio da Liberdade para “eventos particulares, sem qualquer traço de interesse público, como casamentos, aniversários e coquetéis empresariais”.

Tal deliberação, a nosso ver, macula as mais legítimas tradições de nossa história política, pois o símbolo máximo do Poder Público do Estado deixa a sua função essencial e se transforma em cenário de exibição de interesses privados. É fato que o Palácio da Liberdade já serviu de palco para diversas manifestações culturais, sociais e gastronômicas, mas todas elas de iniciativa oficial e com reconhecido caráter de interesse público.

Ao permitir a locação particular, destinada a pessoas abastadas, que possam arcar com os seus custos, seremos testemunhas da banalização do edifício sede da identidade de Minas Gerais como Estado federado, repleto das mais reconhecidas tradições e memórias de nossa gente. Em outras palavras, na prática, assistiremos à privatização do uso do Palácio, na contramão do simbolismo adquirido pela edificação ao longo da história, qual seja, o de representar, com altivez, a defesa dos valores de Minas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Independentemente de qualquer posicionamento político, partidário ou ideológico, os quatro remanescentes ex-governadores de Minas Gerais expressam, com o devido respeito, a grave preocupação com este fato, solicitando a reflexão sobre suas consequências, especialmente as simbólicas, em relação, sobretudo, ao sentimento maior de mineiridade, na esperança da reversão desta decisão.

Cordialmente,

Eduardo Azeredo, Governador de 1995 a 1998

Aécio Neves, Governador de 2003 a 2010

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Antonio Anastasia, Governador de 2010 a 2014

Fernando Pimentel, Governador de 2015 a 2018

Compartilhar matéria

Siga no

Guilherme Ibraim

Guilherme Ibraim é jornalista, mestre em Comunicação Social pela PUC-MG e também em Marketing e Corporate Communications pelo IE Business School, de Madrid. Foi repórter, chefe de reportagem e âncora da Rádio CBN. Também foi editor de conteúdo de política, âncora e comentaristas jornal O TEMPO. Acompanhou eleições municipais, estaduais e nacionais nos últimos 15 anos na capital mineira.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

STF fará debate sobre norma de conduta para ministros em 2026

STF nega recurso de Bolsonaro e outros condenados por trama golpista

Sóstenes chama operação da PF que localizou R$ 430 mil de ‘perseguição a quem é conservador’

Zema autoriza novo concurso para o Corpo de Bombeiros com 342 vagas

Caminhão de minério tomba sobre carro e mata mulher na BR-262, em São Domingos do Prata

Foragido por tráfico é extraditado da Espanha e desembarca em Confins

Últimas notícias

O que a comunicação de 2025 revelou sobre as empresas

Moda cresce em 2025, mas desafio é competir e gerar valor

Cruzeiro: Pedro Lourenço afasta rumores de candidatura política em 2026

Pedal noturno revela outra BH nas luzes de Natal

Nova regra muda cobrança de diárias em hotéis no Brasil

Lenda da NASCAR, Greg Biffle, morre junto com a família em queda de avião nos EUA

Idoso morre após casa pegar fogo em Betim

Protecionismo adia acordo UE-Mercosul e limita ganhos econômicos

Retrospecto de 2025: que memória vamos levar do ano?