Sete moradores de Santa Vitória, cidade no Triângulo Mineiro, foram intoxicados após consumirem a planta Nicotiana glauca, conhecida popularmente como “falsa couve”, “charuteira” ou “fumo-bravo”. A confirmação foi feita pelo prefeito da cidade, Sérgio Moreira, em um vídeo divulgado nas redes sociais.
Segundo o gestor, quatro das vítimas pertencem à mesma família e tiveram quadro grave de intoxicação, mas receberam atendimento rápido e passam bem. O caso foi registrado semanas após uma mulher morrer e outras três pessoas ficarem hospitalizadas em Patrocínio, no Alto Paranaíba, também após ingerirem a planta por engano.
Planta é venenosa e pode causar paralisia e parada respiratória
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas de Patrocínio confundiram a Nicotiana glauca com folhas de couve e prepararam a planta refogada durante uma refeição. Após o consumo, apresentaram sintomas como vômito, diarreia, fraqueza muscular, dificuldade para respirar e visão embaçada.
O prefeito Sérgio Moreira fez um alerta aos moradores da região de Santa Vitória após os casos na cidade: “Intoxicação com alto risco de morte já fez várias vítimas aqui em Santa Vitória. Quem tiver exemplar dessa planta em casa, por favor, acabe com isso tudo. Assim você vai manter sua família e toda a cidade seguras.”
Casos anteriores em Patrocínio
No dia 8 de outubro, quatro pessoas foram intoxicadas após comerem a “falsa couve” em uma chácara na zona rural de Patrocínio. Claviana Nunes da Silva, de 37 anos, morreu seis dias depois. Dois idosos permanecem internados — um em estado grave e outro em recuperação.
As vítimas acreditavam que se tratava de couve comum. Parte da planta foi recolhida e enviada à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise. A Polícia Civil investiga o caso como envenenamento acidental.
O que é a “falsa couve”
A Nicotiana glauca é uma planta da família das Solanáceas, a mesma do tomate, da batata e da pimenta. A bióloga Fernanda Raggi Grossi, do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), explica que a espécie contém anabasina, uma substância cerca de cinco vezes mais tóxica que a nicotina.
A anabasina causa efeitos imediatos como vômitos, paralisia, parada respiratória e cardiorrespiratória. Já a nicotina presente na planta potencializa a intoxicação, afetando o sistema nervoso central e periférico.
Como identificar a planta?
A falsa couve pode ser confundida facilmente com a couve comum. No entanto, ao prestar mais atenção, é possível reparar que a planta tem folhas mais finas que as da couve, além de textura aveludada e cor verde-acinzentada. A couve verdadeira, por sua vez, tem nervuras marcadas e folhas mais grossas.