Viajantes que passarem pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, poderão se vacinar contra a febre amarela e o sarampo até quinta-feira (29/01). A iniciativa integra a preparação da saúde pública para o Carnaval 2026, promovida pelo Governo do Estado com os apoios das prefeituras de Confins e Lagoa Santa.
Equipes de vacinação estarão disponíveis no fraldário e em um vacimóvel na área externa do aeroporto. Segundo o gestor de operações, segurança e experiência do passageiro da BH Airport, Fabiano Reis, o primeiro ponto funciona hoje e amanhã (28/01), entre 8h e 15h. Já o segundo ponto, por outro lado, vai disponibilizar o imunizante entre 10h e 20h, na quarta-feira e na quinta-feira. Para ser vacinado(a), portanto, basta apresentar um documento de identidade no local.
O subsecretário de saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi, alertou para a necessidade de avançar na cobertura vacinal, não só da febre amarela e do sarampo, mas também de outras doenças. Segundo Eduardo, o estado ainda busca atingir metas de doses distribuídas.
“Infelizmente temos ainda algumas vacinas que não cumprimos as metas de cobertura vacinal. Tríplice viral, a primeira dose, estamos dentro da meta, acima da meta de cobertura vacinal, mas na segunda dose estamos um pouco abaixo, temos que avançar na cobertura vacinal. Febre amarela, estamos abaixo, cerca de 84% e a meta é 95%”, afirmou o subsecretário, que ainda destacou a eficiência e a gratuidade dos imunizantes.
