PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Governo de Minas confirma retorno da PMMG aos estádios

Siga no

Segurança nos estádios de MG volta a ser responsabilidade da PM (Foto: Guilherme Alves)

Compartilhar matéria

O vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões, anunciou o retorno da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) aos estádios de futebol, com o objetivo de reforçar a segurança nas praças esportivas. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (02/04), em uma reunião com representantes dos clubes, para discutir as medidas que serão adotadas a fim de garantir a segurança do torcedor.

“Assumiremos a segurança dentro dos estádios quando o risco for alto ou crítico. A partir do momento em que volto com a polícia, significa presença dos cães no estádio, controle indireto da revista e cavalaria em volta do estádio”, explicou Simões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desde 2012, ficou acordado que a segurança dentro dos estádios de Minas Gerais seria feita por empresas privadas contratadas. A partir de agora, a responsabilidade será da PM mineira. A polícia ainda criará um protocolo de risco para classificar cada jogo — por exemplo, no caso de um clássico. “Vai depender do tipo de campeonato, da rodada em que está, da animosidade entre as equipes, do tipo de jogo (estadual, nacional ou internacional)”, complementou o vice-governador.

Clássicos e grandes jogos terão novo protocolo de segurança em MG

Uma das medidas apresentadas na reunião é a instauração do isolamento das áreas externas dos estádios, como as esplanadas do Mineirão e da Arena MRV. No caso do Independência, que não possui esplanada, a PM criará um protocolo especial. A iniciativa busca inibir a chegada de torcedores sem ingressos aos portões de acesso aos estádios. “Não vai entrar na esplanada se não estiver com ingresso, como vimos na Arena MRV, onde havia gente na esplanada que não tinha ingresso”, afirmou Simões, fazendo menção aos episódios de confusões envolvendo a PM com torcedores sem ingressos nos arredores da Arena MRV, na final da Copa do Brasil de 2024 — episódios que deram início aos debates sobre a criação de mecanismos para aumentar a segurança nos estádios em Minas Gerais. Outra medida será a criação de um batalhão especializado em policiamento de eventos.

Após a reunião, Bruno Muzzi, CEO do Atlético, falou sobre a implementação de câmeras de segurança na Arena MRV: “Bom início de conversa, mas é preciso olhar com carinho todo o contexto. Dez câmeras novas na Arena MRV, nas arquibancadas, para localizar pessoas. Câmeras de alta resolução, que no Brasil só dois estádios têm”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Matéria em atualização.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Após 24 anos, Série B do Campeonato Brasileiro terá retorno do mata-mata; Entenda

Justiça acolhe parecer do TCE e retoma suspensão do modelo de escolas cívico-militares em Minas

Após aparição de rachaduras, ponte entre Minas e São Paulo é totalmente interditada

Minas Gerais lidera aprovações no Sisu 2026 pelo terceiro ano consecutivo

Sobe para cinco o número de mortes no período chuvoso em Minas Gerais

Simões diz que alianças políticas seguem firmes e destaca continuidade de obras em Minas

Últimas notícias

Conteúdos falsos criados com IA mais que triplicam entre 2024 e 2025

Atlético mira zagueiro do Independiente e já sabe quanto precisa pagar

STF marca para 25 de fevereiro julgamento sobre penduricalhos

Cruzeiro x Coritiba: acompanhe ao vivo na Rede 98!

Atlético e Bahia não se acertam, e Junior Santos segue no Galo

Atlético admite dificuldade para repetir atuações do Mineiro no Brasileirão, afirma auxiliar

CBF inicia implementação do Fair Play Financeiro no futebol brasileiro

‘Skin’ de Carnaval: especialistas dão dicas essenciais para proteger a pele durante a folia

Flávio Dino autoriza mineração sob controle indígena em terras demarcadas