PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Governo de Minas confirma retorno da PMMG aos estádios

Siga no

Segurança nos estádios de MG volta a ser responsabilidade da PM (Foto: Guilherme Alves)

Compartilhar matéria

O vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões, anunciou o retorno da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) aos estádios de futebol, com o objetivo de reforçar a segurança nas praças esportivas. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (02/04), em uma reunião com representantes dos clubes, para discutir as medidas que serão adotadas a fim de garantir a segurança do torcedor.

“Assumiremos a segurança dentro dos estádios quando o risco for alto ou crítico. A partir do momento em que volto com a polícia, significa presença dos cães no estádio, controle indireto da revista e cavalaria em volta do estádio”, explicou Simões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desde 2012, ficou acordado que a segurança dentro dos estádios de Minas Gerais seria feita por empresas privadas contratadas. A partir de agora, a responsabilidade será da PM mineira. A polícia ainda criará um protocolo de risco para classificar cada jogo — por exemplo, no caso de um clássico. “Vai depender do tipo de campeonato, da rodada em que está, da animosidade entre as equipes, do tipo de jogo (estadual, nacional ou internacional)”, complementou o vice-governador.

Clássicos e grandes jogos terão novo protocolo de segurança em MG

Uma das medidas apresentadas na reunião é a instauração do isolamento das áreas externas dos estádios, como as esplanadas do Mineirão e da Arena MRV. No caso do Independência, que não possui esplanada, a PM criará um protocolo especial. A iniciativa busca inibir a chegada de torcedores sem ingressos aos portões de acesso aos estádios. “Não vai entrar na esplanada se não estiver com ingresso, como vimos na Arena MRV, onde havia gente na esplanada que não tinha ingresso”, afirmou Simões, fazendo menção aos episódios de confusões envolvendo a PM com torcedores sem ingressos nos arredores da Arena MRV, na final da Copa do Brasil de 2024 — episódios que deram início aos debates sobre a criação de mecanismos para aumentar a segurança nos estádios em Minas Gerais. Outra medida será a criação de um batalhão especializado em policiamento de eventos.

Após a reunião, Bruno Muzzi, CEO do Atlético, falou sobre a implementação de câmeras de segurança na Arena MRV: “Bom início de conversa, mas é preciso olhar com carinho todo o contexto. Dez câmeras novas na Arena MRV, nas arquibancadas, para localizar pessoas. Câmeras de alta resolução, que no Brasil só dois estádios têm”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Matéria em atualização.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Governo de MG divulga balanço de operação contra o crime organizado

América contrata o atacante Paulo Victor

Zema troca presidência da Copasa após sancionar lei que autoriza privatização

Zema sanciona lei que autoriza a privatização da Copasa

Copa do Brasil 2026: Minas Gerais tem equipes e fases definidas; Confira

Fim de Ano: DER-MG restringe circulação de veículos de carga no Natal e Réveillon; veja horários

Últimas notícias

Cruzeiro abre negociações por Vitão e apresenta proposta oficial ao Internacional

Startups levam tecnologia ao mercado de desmanche de carros

Marvel divulga teaser de novo Vingadores com retorno de Steve Rogers

Após encontro entre Moraes e BC, oposição protocola novo pedido de impeachment contra ministro do STF

Alívio na conta de luz: Aneel anuncia bandeira verde para janeiro

Moraes autoriza cirurgia de Jair Bolsonaro no Natal; internação começa nesta quarta

Abre e fecha em BH: veja o que funciona no Natal e no Ano-Novo

Eclipse Solar Total de 2027: o guia completo sobre os 6 minutos de escuridão visto em 10 países

Hospitais filantrópicos notificam PBH por dívida de R$ 50 milhões