Governo de Minas confirma retorno da PMMG aos estádios

Siga no

Segurança nos estádios de MG volta a ser responsabilidade da PM (Foto: Guilherme Alves)

Compartilhar matéria

O vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões, anunciou o retorno da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) aos estádios de futebol, com o objetivo de reforçar a segurança nas praças esportivas. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (02/04), em uma reunião com representantes dos clubes, para discutir as medidas que serão adotadas a fim de garantir a segurança do torcedor.

“Assumiremos a segurança dentro dos estádios quando o risco for alto ou crítico. A partir do momento em que volto com a polícia, significa presença dos cães no estádio, controle indireto da revista e cavalaria em volta do estádio”, explicou Simões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desde 2012, ficou acordado que a segurança dentro dos estádios de Minas Gerais seria feita por empresas privadas contratadas. A partir de agora, a responsabilidade será da PM mineira. A polícia ainda criará um protocolo de risco para classificar cada jogo — por exemplo, no caso de um clássico. “Vai depender do tipo de campeonato, da rodada em que está, da animosidade entre as equipes, do tipo de jogo (estadual, nacional ou internacional)”, complementou o vice-governador.

Clássicos e grandes jogos terão novo protocolo de segurança em MG

Uma das medidas apresentadas na reunião é a instauração do isolamento das áreas externas dos estádios, como as esplanadas do Mineirão e da Arena MRV. No caso do Independência, que não possui esplanada, a PM criará um protocolo especial. A iniciativa busca inibir a chegada de torcedores sem ingressos aos portões de acesso aos estádios. “Não vai entrar na esplanada se não estiver com ingresso, como vimos na Arena MRV, onde havia gente na esplanada que não tinha ingresso”, afirmou Simões, fazendo menção aos episódios de confusões envolvendo a PM com torcedores sem ingressos nos arredores da Arena MRV, na final da Copa do Brasil de 2024 — episódios que deram início aos debates sobre a criação de mecanismos para aumentar a segurança nos estádios em Minas Gerais. Outra medida será a criação de um batalhão especializado em policiamento de eventos.

Após a reunião, Bruno Muzzi, CEO do Atlético, falou sobre a implementação de câmeras de segurança na Arena MRV: “Bom início de conversa, mas é preciso olhar com carinho todo o contexto. Dez câmeras novas na Arena MRV, nas arquibancadas, para localizar pessoas. Câmeras de alta resolução, que no Brasil só dois estádios têm”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Matéria em atualização.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafa Silveira

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Durante dois anos, foi produtor e redator do programa 98 Esportes, até migrar, em 2024, para a equipe digital da emissora. Hoje, dedica-se à cobertura do futebol brasileiro e internacional, fazendo do jornalismo esportivo sua grande paixão.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Acordo que define reassentamento de famílias às margens da BR-381 será homologado nesta sexta

Minas Day: Zema destaca liderança de Minas na transição energética

PF desarticula esquema que vendia ‘sonho americano’ por R$ 60 mil em Minas

Minas envia adesão ao Propag e oferece até R$ 96 bilhões em ativos para abater dívida com a União

Fabrício Bruno marca e Cruzeiro vence o Grêmio fora de casa

Com ótimo segundo tempo, Atlético vence o Bahia na Arena MRV

Últimas notícias

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço

Nos pênaltis, Atlético vence o Flamengo e se classifica na Copa do Brasil Sub-20

Atlético: destaques com Sampaoli viram desfalque para partida contra o Sport

Cruzeiro perde titular para enfrentar o Fluminense

Atlético está matematicamente livre do rebaixamento? UFMG responde

Senado aprova nova regra de lucros e dividendos: empresas do simples devem pagar a maior parte da conta

Eventos em BH terão restrições nos dias de aplicação do Enem

Muito quente! 2025 deve bater recorde de calor, diz OMM

Nem todo verde faz bem: quais plantas dentro de casa podem causar alergia?