Um homem de 35 anos morreu na tarde desse sábado (21/2) após ser surpreendido pelo aumento repentino do volume de água na Cachoeira do Batista, na região da Serra do Cipó, em Santana do Riacho. A vítima, natural de Belo Horizonte, praticava rapel no momento do acidente.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o caso foi registrado por volta das 16h. Um grupo realizava a descida na cachoeira quando houve um aumento súbito e intenso no fluxo de água. O fenômeno apresenta características semelhantes à chamada “cabeça d’água”, que consiste na elevação rápida e violenta do nível de rios e quedas d’água, geralmente provocada por chuvas nas áreas de cabeceira.
Com a força da correnteza, o homem caiu da rota de rapel e foi arremessado contra as pedras. Ele já estava sem vida quando foi encontrado.
No momento da chegada das equipes de resgate, as testemunhas não estavam mais no local. Os bombeiros foram recepcionados por um morador, que os conduziu até uma equipe da Polícia Militar que já atuava na ocorrência. Em ação conjunta, os militares percorreram a trilha de acesso até o ponto indicado.
A vítima foi localizada entre rochas, vestindo roupa de neoprene e com equipamentos de escalada. Devido à dificuldade de acesso para a perícia técnica e para o veículo de remoção, os bombeiros realizaram o transporte do corpo até a Unidade Básica de Saúde Teobaldo Inácio da Silva, onde ficou sob responsabilidade do médico plantonista, aguardando os procedimentos legais.
