O Instituto Estadual de Florestas (IEF) comunicou, nessa terça-feira (6/5), que o grupo cristão Legendários realizou uma travessia ilegal no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco no último dia 11 de abril. Segundo o órgão, o grupo ainda realizou um acampamento no espaço, atividade que é proibida.
“O grupo comunicou a intenção de realizar atividades com apenas dois dias de antecedência, não atendendo ao prazo mínimo estipulado para análise do pedido, conforme os protocolos de gestão do IEF. Além disso, a documentação enviada pelo grupo estava incompleta, especialmente no que se refere às informações sobre a prática de acampamento — atividade proibida pelo plano de manejo do parque”, diz o IEF.
Na data da travessia, uma equipe da Supervisão Regional da Unidade de Fiscalização e Regularização da Biodiversidade (UFRBio) Sul, do IEF, esteve no local e advertiu os responsáveis do grupo.
“Diante do descumprimento, uma vistoria foi realizada para apuração de possíveis infrações ambientais. O relatório está em fase de finalização e será encaminhado à administração para a adoção das medidas cabíveis, que podem incluir advertências e autuações”, acrescentou o IEF.
A Rede 98 procurou o Legendários para obter um posicionamento sobre o assunto, mas ainda não teve retorno. Tão logo o grupo se manifeste, esta matéria será atualizada.
Legendários
Legendários é um movimento cristão, voltado para homens, que ganhou notoriedade nos últimos meses. O grupo tem a intenção de “buscar a transformação por meio de experiências que levam os homens a encontrar a melhor versão de si mesmos e seu novo potencial”.
Vários rostos conhecidos, como Eliezer, Thiago Nigro e o pai de Neymar participam do grupo, que tem como prática subir montanhas e realizar travessias em busca de renovação espiritual.