Mineira e atleticana: conheça a juíza federal mais jovem do país

Siga no

Luísa Militão é a juíza federal mais jovem do Brasil (Foto: Reprodução/@luisamilitao/Instagram)

Compartilhar matéria

A juíza federal mais jovem do Brasil é mineira e torce para o Atlético. Aos 25 anos, Luísa Militão Vicente Barroso tomou posse na Justiça Federal da 1ª Região, em dezembro de 2024. Por meio das redes sociais, ela compartilhou sua trajetória de estudos, que durou quatro anos e exigiu muita dedicação.

Natural de Inhapim, na região do Vale do Rio Doce, Luísa formou–se na UFV (Universidade Federal de Viçosa) em 2021, e logo começou a maratona de estudos. Além do concurso do TRF1 (Tribunal Regional Federal – 1ª Região), a jovem também foi aprovada nos concursos do MPBA (Ministério Público da Bahia) e da DPMG (Defensoria Pública de Minas Gerais).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luísa é a mais jovem juíza federal em atuação no Brasil. No dia 19 de dezembro do ano passado, ela e outros 49 magistrados tomaram posse na Justiça Federal. O curso de formação na Escola de Magistratura Federal da 1ª Região começou em janeiro e terminou neste mês.

“‘Estudar, saber, agir, vencer’, carrego essas 4 palavras comigo em meu coração, como uma estrela–guia. E eu realmente leve a sério esse lema: entendi que precisava estudar, saber e agir para poder vender. Nunca tive ambições de conquistar qualquer coisa que fosse sem estudo/trabalho árduo”, compartilhou Luísa em um texto sobre sua história com os estudos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para atingir as metas, passou a dedicar 8 horas de seu dia aos estudos, de segunda a sexta–feira, e fazer simulados e corrigi-los aos sábados ou domingos. Em 2022, Luísa se casou e mudou para Vitória da Conquista (BA). Ela prestou o concurso do TRF1 em julho de 2023.

No Instagram, a jovem exibe fotos na sede das três instituições em que foi aprovada. Em frente à placa do TRF1, Luísa posou sorrindo. “30.10.2024. Aprovada em 2º lugar (antes dos títulos) para juíza federal do TRF1. A realização do sonho de uma vida, sonhado comigo pelas pessoas que amo”, escreveu.

“Uma prova despretensiosa para uma carreira que não tinha como foco (por julgar muito além da minha capacidade). Quase 1 ano e meio de concurso. Minha primeira (e única) prova para a magistratura federal. Mas foi, simplesmente, a minha prova. Deus escolheu com muito carinho e as bênçãos vieram desde a 1ª fase”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda na legenda, ela contou que obteve 10 pontos acima da nota de corte, a 7ª melhor nota nas provas discursivas e a 9ª maior da sentença cível. “Mas como se não for sofrido não é Galo, precisei passar por uma enorme tribulação: a reprovação na sentença criminal”.

“Eu precisava dessa reprovação. Precisava para admitir a mim mesma que a magistratura era o meu grande sonho. Ter chorado pela primeira vez por uma reprovação deixou isso evidente. O dia em que soube do provimento do meu recurso foi um dos dias mais felizes da minha vida. Preciso agradecer eternamente à banca examinadora por essa segunda chance”, completou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e produtora multimídia da Rede 98 desde 2024. Foi repórter no Portal BHAZ de 2020 a 2024. Participou de três reportagens premiadas pela CDL/BH (2021, 2022 e 2024); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Estrada Cênica e queijo do Serro: Anglo American aposta em turismo para diversificar economia no Espinhaço

Zema publica decreto para acelerar licenciamento ambiental do Rodoanel Metropolitano

Stalking: casal é preso por perseguir recrutadora que reprovou homem em vaga de emprego

Minas registra um acidente a cada dois minutos em 2025; mais de 1,2 mil mortes são registradas

Polícia recupera objetos religiosos furtados em cemitérios de Minas Gerais

Cinzas de Sebastião Salgado são depositadas em muda de peroba, em Minas Gerais

Últimas notícias

Atlético x Cruzeiro: torcidas demonstram apoio às vésperas de clássico decisivo

PGR tem 5 dias para analisar indiciamento de Bolsonaro e Eduardo

Atlético x Cruzeiro: confrontos pela Copa do Brasil terão esquema de segurança reforçado, garante PM

Condenados pelo incêndio da boate Kiss têm pena reduzida

Clássico decisivo: saiba onde assistir Atlético x Cruzeiro pela Copa do Brasil

Liderança que transforma: cultura forte e preparo para unir gerações no trabalho

Matheus Pereira x Gustavo Scarpa: camisas 10 e ‘garçons’ de Cruzeiro e Atlético

América anuncia saída do atacante Renato Marques

Anvisa proíbe versões manipuladas da semaglutida, usada no Ozempic