Um acidente de trabalho mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (24/12) em Mariana, na região Central de Minas. Um mergulhador, que prestava serviço terceirizado para a Usina PCH Furquim Hidrelétrica, desapareceu enquanto realizava a manutenção de uma comporta.
De acordo com o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), o profissional trabalhava na dragagem para desobstrução da comporta de fundo da represa. Inicialmente, ele chegou a comunicar ao supervisor que havia queda de material, mas dentro da normalidade da atividade.
Dinâmica do acidente
Minutos após o último contato, a equipe na superfície ouviu um estrondo vindo do fundo, seguido por uma grande quantidade de bolhas subindo à tona. A comunicação com o mergulhador foi perdida imediatamente.
Seguindo o protocolo de emergência da empresa contratada, o supervisor puxou o cabo de segurança para trazer o profissional à superfície. No entanto, apenas o equipamento de mergulho foi recolhido, sem o trabalhador. Militares que atendem a ocorrência trabalham com a hipótese de que ele tenha ficado soterrado próximo à estrutura da comporta.
Bombeiros realizam buscas
Nove militares do Corpo de Bombeiros atuaram na ocorrência no primeiro dia. Devido ao horário avançado e à visibilidade nula da água durante a noite, o mergulho de resgate não pôde ser realizado de imediato por questões de segurança. As equipes retomaram e seguem na busca pelo trabalhador.
