A escritora e jornalista mineira Daniela Arbex venceu a 67ª edição do Prêmio Jabuti na categoria “Biografia e Reportagem” com o livro “Longe do Ninho”. A obra reconstrói a tragédia de 2019 no Ninho do Urubu, que vitimou dez jovens jogadores da base do Flamengo.
A cerimônia de premiação foi realizada na noite dessa segunda-feira (27/10), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nas redes sociais, Arbex celebrou o reconhecimento e agradeceu pela homenagem.
“Agora eu não consigo dizer muito. Só agradecer. Longe do ninho é uma declaração de amor de dez pais e mães para seus filhos. É memória. E acima de tudo um ato de resistência contra a injustiça”, escreveu ela.
Arbex já venceu o Jabuti em 2016 com o livro “Cova 312”, que narra a história de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante político, Milton Soares de Castro, forjaram seu suicídio e sumiram com o corpo.
Ela também foi vencedora, em 2023, do Prêmio Vladmir Herzog de Direitos Humanos com o livro-reportagem “Arrastados: Os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, o maior desastre humanitário do Brasil”.
