Na China, vice-governador acompanha embarque do primeiro dos novos trens do Metrô da RMBH

Siga no

(Gabriel Vargas/Digital MG)

Compartilhar matéria

O primeiro dos 24 novos trens que vão circular no metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já está a caminho do Brasil. O embarque foi acompanhado nesta sexta-feira (31/10), noite de quinta no Brasil, em Qingdao, na China, pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. O momento marca uma nova etapa no processo de modernização do sistema metroviário.

As novas composições contam com inovações tecnológicas que tornam o transporte mais eficiente, sustentável, seguro e confortável para os usuários. A expectativa é que o trem chegue ao Brasil em dezembro e comece a operar no primeiro semestre de 2026.

“Tenho a alegria de ter estado hoje na fábrica da CRRC, literalmente, despachando o primeiro trem dos 96 vagões, das 24 novas composições que estão sendo enviadas para Minas Gerais. É motivo de satisfação e tranquilidade saber que vamos receber para o metrô vagões climatizados, com internet, sensores de presença, todos funcionando de forma incorporada”, celebrou Mateus Simões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O primeiro veículo foi entregue de forma antecipada pela Metrô BH, concessionária responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema. Com apoio do Governo de Minas, a empresa adiantou em dois anos o cronograma de aquisição das composições.

Até o fim do ano que vem, dez trens devem estar em operação, enquanto a fabricação dos outros 14 segue em ritmo acelerado. Com investimento de cerca de R$ 700 milhões, as novas composições atenderão às linhas 1 e 2.

O governador de Minas, Romeu Zema, destaca o salto de qualidade que o Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte terá com os novos trens.

“Os usuários do metrô vão contar com o que há de mais moderno e eficiente. Trens confortáveis, econômicos, silenciosos e com ar-condicionado. O nosso governo segue trabalhando para oferecer mobilidade com qualidade e segurança para os mineiros. Muito em breve, esta unidade estará rodando no metrô de Belo Horizonte”, afirmou o governador Romeu Zema.

A produção é realizada pela Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo, a CRRC Corporation Limited (CRRC), empresa com histórico consolidado de fornecimento de trens para o Brasil, com modelos já em operação no Metrô Rio e na SuperVia.
 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em junho, comitiva do Governo de Minas liderada pelo governador Romeu Zema em missão à Ásia conheceu a fábrica dos novos trens e pôde vistoriar um dos novos veículos em produção.

O grupo também esteve na fábrica da Joint Venture da CRRC com a Alstom (Carc), onde são produzidos painéis elétricos e o console de operação dos veículos. Após esta etapa de fabricação, os equipamentos são enviados para a fábrica da CRRC Changchun para testes e montagem final.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Pedro Bruno, destacou os avanços no transporte público no estado durante este ano.

“Com satisfação, comemoramos hoje o embarque do nosso novo primeiro trem do metrô, que acaba de sair da China com destino ao Brasil. Tivemos, ao longo de 2025, a maior renovação da história do transporte metropolitano. Foram 850 novos ônibus, e agora vamos renovar também a frota de trens do metrô”, pontuou Pedro Bruno.

Tecnologia e operação

Nos novos trens, os passageiros terão mais conforto e segurança durante as viagens. Pensando na lotação dos veículos, foi implementado um sistema de contagem de passageiros, que informa às estações seguintes o nível de ocupação de cada carro. Assim, os usuários podem se posicionar de forma mais estratégica na plataforma.

As composições também contam com câmeras de vigilância (CFTV), canal direto com o condutor em casos de emergência, wi-fi durante todo o trajeto e sistema de climatização. Os bancos foram redesenhados, oferecendo mais espaço e sendo maiores que os utilizados atualmente pelos passageiros.

Os trens dispõem ainda de um moderno sistema de multimídia ativa, com dois displays de LED que informam o nome da estação atual, a próxima parada e o destino final.

Entre as inovações operacionais estão a telemetria embarcada, que envia dados em tempo real ao Centro de Controle de Operações, e o sistema de recuperação de energia da frenagem, que reduz o consumo energético, contribui para a sustentabilidade ambiental e aumenta a eficiência do transporte sobre trilhos.

A operação conta também com o sistema ATO (Operação Automática de Trens), que realiza automaticamente aceleração, frenagem e abertura e fechamento das portas, garantindo viagens mais suaves e seguras.

Avanços

Depois de mais de duas décadas sem expansão, o metrô se prepara para inaugurar, em janeiro, a estação Novo Eldorado, em Contagem. Será a 20ª estação da Linha 1, acrescentando 1,7 quilômetro ao sistema. A nova estrutura vai ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros e reforçar a integração metropolitana entre Contagem e Belo Horizonte.

As obras da Linha 2 também seguem em ritmo acelerado e vão levar o metrô ao Barreiro até 2028, com 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

Neste ano, diversas estações já foram modernizadas, com melhorias que contemplaram acessibilidade, com placas e totens em braile, banheiros adaptados e revitalização do piso podotátil, além de novos sistemas hidráulicos, de drenagem, iluminação, telhados, pinturas e pisos. A previsão é que a revitalização completa da Linha 1 seja concluída em 2026.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Mais de 300 cidades mineiras estão em alerta para tempestade de granizo

Na UTI há duas semanas, Lô Borges passa por hemodiálise

Saiba quais são as dez cidades mais seguras de Minas Gerais

Seminário reforça laços entre jornalistas e o agronegócio em Minas e discute tendências do setor

‘Temos carregado o ônus da ineficiência do governo federal’, diz Zema sobre megaoperação no Rio de Janeiro

Operação nacional contra o tráfico de animais silvestres mira criminosos em Minas Gerais

Últimas notícias

AC/DC anuncia show único no Brasil em 2026; veja local e data

Música e legado: Artistas que se inspiraram em Lô Borges e no Clube da Esquina

A idade não define o empreendedor, a atitude sim

Novo crédito imobiliário: o que muda para comprar sua casa

Como lidar com um chefe tóxico sem perder sua paz

Operação Urbana Simplificada pode destravar investimentos no Centro de BH

Recorde do Ibovespa: e se a alta não refletir sua conta bancária?

Árbitro relata insultos de Victor e Sampaoli em Inter x Atlético: ‘Me senti ofendido’

BH dá o 1º passo para resgatar o Centro: menos burocracia, mais liberdade