A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recuperou diversos objetos furtados de cemitérios públicos em Aiuruoca e Carvalhos, no Sul do estado. Entre os materiais roubados, estavam placas de identificação, crucifixos, imagens de santos, lápides e floreiras, confeccionados em bronze e cobre.
As investigações começaram após a Delegacia em Aiuruoca ser acionada na última semana para apurar a violação de 91 túmulos no cemitério da cidade. No mesmo dia, foi informado à PCMG um crime semelhante ocorrido em Carvalhos, em aproximadamente 35 túmulos.
Por causa da falta de câmeras de segurança nos cemitérios, as equipes tiveram que percorrer cerca de 80 quilômetros, reunindo informações com moradores.
Durante esse trabalho, foi identificado um caminhão conduzido por um homem, de aproximadamente 30 anos, que teria circulado pela região no dia 15 de agosto, sob o pretexto de adquirir sucata metálica.
Uma operação de cerco e bloqueio foi deflagrada, resultando na abordagem do caminhão em Guapimirim, no Rio de Janeiro, por agentes da Polícia Militar Rodoviária e da Delegacia em Cachoeiras de Macacu.
Durante a vistoria, foram localizados diversos itens furtados dos cemitérios mineiros, escondidos sob a carga de sucata. A apuração indicou que o suspeito esteve nas cidades para mapear rotas de fuga e fragilidades de segurança, antes de seguir pelas estradas rurais de Aiuruoca, Carvalhos e municípios vizinhos, até acessar a BR-040.
O motorista, de 32 anos, foi autuado em flagrante, no Rio de Janeiro, por receptação qualificada. Os materiais recuperados serão encaminhados pela Delegacia em Aiuruoca para identificação e devolução às famílias.
Com PCMG