Ao vivo
Central 98 - 3ª edição Segunda a Sexta - 16h30 às 17h

O programa leva ao ar uma visão mais otimista do Brasil, sem deixar de lado os fatos importantes para a vida dos ouvintes. Na pauta: debate das principais notícias do dia, entrevistas exclusivas com uma dose de humor inteligente e a participação direta da audiência.

Revitalização do Terminal Ferroviário do Bação quer desafogar trânsito de carretas

Siga no

O transporte de minério de ferro passará a ser feito por um terminal ferroviário que está sendo revitalizado em São Gonçalo do Bação (TFB/Divulgação)

Os caminhões carregados de minério de ferro, em breve, poderão deixar de circular na BR-040 e na BR-356, na região Central de Minas Gerais. Isso porque esse transporte passará a ser feito por um terminal ferroviário que está sendo revitalizado em São Gonçalo do Bação, distrito localizado a 16 quilômetros de Itabirito.

A operação começa já no segundo semestre deste ano. O terminal faz parte das obras da antiga Ferrovia do Aço, que já existe há mais de 40 anos, e agora vai ser revitalizado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O transporte do minério pela ferrovia tem como objetivo reduzir o trânsito de caminhões na BR-040 e BR-356, além de reduzir a emissão de gases que causam poluição ambiental e o efeito estufa.

A empresa responsável pela implantação do projeto é a Terminal Ferroviário de Bação (TFB). Há 8 anos são feitos estudos para analisar os impactos sociais, ambientais, culturais e econômicos na região. Neste ano, o licenciamento para o início das obras foi concluído junto aos órgãos responsáveis.

Em 2023, foi assinado um acordo entre a empresa, o Ministério Público e o Governo do Estado. São Gonçalo do Bação é um povoado de quase 300 anos e cerca de 600 moradores. Nas negociações com a comunidade, um dos pontos mais importantes foi a resposta às demandas locais para a redução dos possíveis impactos ambientais e a preservação da cultura da região.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esse projeto, que foi merecedor da licença ambiental, não é o projeto inicial. Foi um projeto que conquistou melhorias justamente ouvindo as preocupações públicas, as políticas públicas que vieram sendo atualizadas nesses últimos 10, 15 anos e, sobretudo, as preocupações das comunidades com a circulação de veículos, com a sua própria segurança e com a questão dos ruídos e da poeira”, explicou Germano Vieira, consultor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da TFB.

Terminal divide opiniões em São Gonçalo do Bação

O povoado atrai turistas, principalmente aos finais de semana, em busca de cachoeiras e do patrimônio histórico local, como a Igreja Matriz e a Capela do Rosário. Bação surgiu no Ciclo do Ouro, no século 18. Germano esclarece que a preservação destes patrimônios histórico e ambiental é parte fundamental do acordo firmado com a população para o funcionamento do terminal ferroviário.

As negociações envolveram também ambientalistas e movimentos sociais, preocupados com possíveis efeitos que a construção poderia causar na população local. Cláudio Aguiar, membro de um destes movimentos, o Vozes do Bação, pondera que não é contra o empreendimento, mas se preocupa com os possíveis impactos onde serão realizadas as obras.

“Embora um terminal de minério em si não realize a extração de minério de ferro, ele é um braço, uma continuidade das operações que compõem a cadeia produtiva da da atividade minerária. A Associação Comunitária de São Gonçalo do Baixo se posiciona contra o local pretendido para instalação do terminal de minério. Esse local ele fica menos de 700 m da nossa comunidade”, disse ele.

O consultor de meio ambiente da TFB, porém, tranquiliza os moradores e representantes de movimentos sociais. Ele afirma que tudo foi planejado para que a comunidade só tenha a ganhar com a implantação do terminal. As obras para a construção do Terminal devem começar ainda no primeiro semestre e vão durar cerca de um ano para serem concluídas.

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Chuva forte pode atingir mais de 90% das cidades de Minas nesta sexta-feira

Cidade mineira orienta escolas a evitar citar Jesus em celebrações da Páscoa: ‘diversidade religiosa’

Especialistas reafirmam maior segurança do empilhamento à seco de rejeitos da mineração

Vídeo: motorista de caminhão registra o próprio acidente ao despencar de ribanceira de 200 metros

Saída para o feriado da Semana Santa é de trânsito intenso nas estradas mineiras

Procon multa Pássaro Verde em mais de R$ 200 mil por irregularidades na prestação de serviços

Últimas notícias

Kaio Jorge chamou a responsabilidade e se destacou contra o Bahia

BH sob alerta de pancadas de chuva entre sexta (18 e sábado (19), alerta Defesa Civil

Bolsonaro segue na UTI com boa evolução clínica, mas sem previsão de alta, diz boletim médico

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,12 para distribuidoras

Estudo psicossocial: a demora que destrói infâncias 

Tradicional entrega de peixes reúne dezenas de pessoas no bairro Bonfim, em BH

Conheça o simbolismo da Sexta-Feira Santa

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com Hugo Motta

Praça da Liberdade receberá encenação da Paixão de Cristo nesta Sexta-Feira Santa