PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Revitalização do Terminal Ferroviário do Bação quer desafogar trânsito de carretas

Siga no

O transporte de minério de ferro passará a ser feito por um terminal ferroviário que está sendo revitalizado em São Gonçalo do Bação (TFB/Divulgação)

Compartilhar matéria

Os caminhões carregados de minério de ferro, em breve, poderão deixar de circular na BR-040 e na BR-356, na região Central de Minas Gerais. Isso porque esse transporte passará a ser feito por um terminal ferroviário que está sendo revitalizado em São Gonçalo do Bação, distrito localizado a 16 quilômetros de Itabirito.

A operação começa já no segundo semestre deste ano. O terminal faz parte das obras da antiga Ferrovia do Aço, que já existe há mais de 40 anos, e agora vai ser revitalizado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O transporte do minério pela ferrovia tem como objetivo reduzir o trânsito de caminhões na BR-040 e BR-356, além de reduzir a emissão de gases que causam poluição ambiental e o efeito estufa.

A empresa responsável pela implantação do projeto é a Terminal Ferroviário de Bação (TFB). Há 8 anos são feitos estudos para analisar os impactos sociais, ambientais, culturais e econômicos na região. Neste ano, o licenciamento para o início das obras foi concluído junto aos órgãos responsáveis.

Em 2023, foi assinado um acordo entre a empresa, o Ministério Público e o Governo do Estado. São Gonçalo do Bação é um povoado de quase 300 anos e cerca de 600 moradores. Nas negociações com a comunidade, um dos pontos mais importantes foi a resposta às demandas locais para a redução dos possíveis impactos ambientais e a preservação da cultura da região.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esse projeto, que foi merecedor da licença ambiental, não é o projeto inicial. Foi um projeto que conquistou melhorias justamente ouvindo as preocupações públicas, as políticas públicas que vieram sendo atualizadas nesses últimos 10, 15 anos e, sobretudo, as preocupações das comunidades com a circulação de veículos, com a sua própria segurança e com a questão dos ruídos e da poeira”, explicou Germano Vieira, consultor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da TFB.

Terminal divide opiniões em São Gonçalo do Bação

O povoado atrai turistas, principalmente aos finais de semana, em busca de cachoeiras e do patrimônio histórico local, como a Igreja Matriz e a Capela do Rosário. Bação surgiu no Ciclo do Ouro, no século 18. Germano esclarece que a preservação destes patrimônios histórico e ambiental é parte fundamental do acordo firmado com a população para o funcionamento do terminal ferroviário.

As negociações envolveram também ambientalistas e movimentos sociais, preocupados com possíveis efeitos que a construção poderia causar na população local. Cláudio Aguiar, membro de um destes movimentos, o Vozes do Bação, pondera que não é contra o empreendimento, mas se preocupa com os possíveis impactos onde serão realizadas as obras.

“Embora um terminal de minério em si não realize a extração de minério de ferro, ele é um braço, uma continuidade das operações que compõem a cadeia produtiva da da atividade minerária. A Associação Comunitária de São Gonçalo do Baixo se posiciona contra o local pretendido para instalação do terminal de minério. Esse local ele fica menos de 700 m da nossa comunidade”, disse ele.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O consultor de meio ambiente da TFB, porém, tranquiliza os moradores e representantes de movimentos sociais. Ele afirma que tudo foi planejado para que a comunidade só tenha a ganhar com a implantação do terminal. As obras para a construção do Terminal devem começar ainda no primeiro semestre e vão durar cerca de um ano para serem concluídas.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Guindaste tomba e atinge cinco casas em MG; bombeiros trabalham na remoção do equipamento

Novo secretário de Meio Ambiente defende ‘punição exemplar’ para irregularidades em Minas

Meu INSS fora do ar: usuários relatam problemas para acessar site e aplicativo hoje

Confins terá voo direto para Montevidéu, no Uruguai; vendas começam nesta terça

Resultado Enamed: UFMG e federais mineiras lideram ranking com nota máxima em medicina; veja lista

Chuva volumosa prevista para Minas pode aliviar reservatórios que estão em níveis baixos

Últimas notícias

Salários atrasados? Dívida triplicada? CEO do Atlético esclarece situação financeira do clube

Como Atlético vai pagar as contratações para 2026? CEO explica

Um ano de Trump 2.0: fábrica de manchetes, choques internos e aliados sob pressão

CEO do Atlético confirma aporte de R$500 milhões para 2026

Hospitais filantrópicos voltam a cobrar cronograma da PBH após promessa de repasses

‘Europa começa a perceber que foi excessivamente leniente com os EUA’, avalia cientista político

FMF marca reunião com Atlético e Cruzeiro para discutir torcida dividida nos clássicos

Atlético terá carga maior de ingressos para clássico contra o América no Independência

Quer mandar o seu nome para a lua na missão Artemis II da Nasa? Saiba o que fazer