PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Motta alega questão de segurança para expulsar jornalistas de plenário

Siga no

Após a saída dos profissionais de imprensa, Glauber Braga foi retirado à força da Mesa da Câmara por policiais legislativos (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que a expulsão dos jornalistas do plenário da Casa, na última terça-feira (9), se deu por questões de segurança diante da ocupação da Mesa Diretora pelo deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

“Em conformidade com o Ato da Mesa nº 145/2020, a Polícia Legislativa solicitou a retirada de assessores, servidores e profissionais de imprensa do plenário para garantir a segurança dos presentes”, justifica Motta em nota publicada nesta quinta-feira (11).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Deputado Glauber Braga é retirado à força da Mesa da Câmara por policiais legislativos
Frame Deputado Glauber Braga/Facebook


Após a saída dos profissionais de imprensa, Glauber Braga foi retirado à força da Mesa da Câmara por policiais legislativos. O deputado protestava contra a votação da cassação do seu mandato. Durante a ação, jornalistas foram agredidos pela Polícia Legislativa.

Já a transmissão da TV Câmara do plenário foi interrompida. A Presidência da Casa disse que esse foi um ato normal uma vez que a sessão foi suspensa.

“Conforme a Ordem de Serviço nº 5/2022, que estabelece a ordem de prioridade das transmissões oficiais, a interrupção de uma sessão plenária acarreta automaticamente a veiculação do evento legislativo subsequente. Assim, a TV Câmara passou a transmitir a reunião da Comissão de Saúde, procedimento técnico de praxe”, diz a nota da Câmara.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ataque à imprensa

A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) disse que a expulsão dos jornalistas do plenário foi “extremamente grave” e considerou a medida “um cerceamento ao trabalho da imprensa e à liberdade e ao direito de informação da população brasileira”.

A presidente da Fenaj, Samira Castro, disse à Agência Brasil que a questão de segurança não justifica a ação.

“Sobretudo porque eles não foram só retirados, eles foram retirados com truculência, eles foram agredidos e isso é muito grave. A nota não nos convence porque era possível dialogar, minimamente, com aqueles trabalhadores que estavam ali fazendo o seu trabalho”, disse.

Reunião desmarcada

Motta chegou a marcar uma reunião com representantes indicados pelo Comitê de Imprensa da Câmara para essa quarta-feira (10), mas cancelou a agenda, em seguida, alegando falta de tempo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Antes da sessão de ontem, o plenário foi novamente fechado para imprensa sem que fosse explicado o motivo aos profissionais que costumam circular livremente pela sala principal de votações da Câmara.

Na nota de hoje, dois dias após o episódio da expulsão, Motta lamentou os transtornos causados aos profissionais de comunicação e reafirmou que não houve intenção de limitar o exercício da atividade jornalística.

“As informações apresentadas pelos jornalistas serão incorporadas à apuração em andamento a fim de identificar eventuais excessos nas providências adotadas ao longo do processo de retomada dos trabalhos”, completou.

Ato contra censura

Ato de jornalistas contra a censura e a ação violenta dos policiais legislativos
Foto: Pedro Rafael/Arquivo/Agência Brasil

Nessa quarta-feira, um grupo de jornalistas fez um ato na Câmara dos Deputados contra censura e a ação violenta dos policiais legislativos do dia anterior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Imagens e relatos mostram ação truculenta de policiais legislativos contra repórteres, cinegrafistas e fotógrafos que tentavam realizar seu trabalho. Alguns profissionais precisaram de atendimento médico por conta de agressões, que incluíram puxões, cotoveladas e empurrões.

A Associação Brasileira de Imprensa informou que irá entrar com ações judiciais contra o presidente da Câmara pelas “violências cometidas pela Polícia Legislativa”.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Assembleia de SC aprova projeto que proíbe cotas raciais em universidades estaduais

Lula diz que Fernão Dias ‘vai voltar a ser uma estrada respeitada’ com investimento de R$ 14 bi

Em Itabira, Lula critica gestão da pandemia e diz que não permitiria número de mortes registradas pela Covid-19

Após vendaval, São Paulo ainda tem voos cancelados, falta de energia e trânsito comprometido

Câmara dos Deputados rejeita cassação e mantém mandato de Carla Zambelli

Com agendas em BH e Itabira, Lula faz oitava visita a MG nesta quinta-feira

Últimas notícias

Costa Leste dos EUA vira “nova casa” do Brasil na fase de grupos da Copa e aquece o turismo

Férias com as crianças em BH: o que fazer neste verão

Heranças e doações: decisão do STJ muda forma de calcular o ITCMD

‘Dezembrite’: entenda o que é a síndrome de cansaço e ansiedade típica do fim de ano

‘Madrugão’: BH terá 128 linhas de ônibus na madrugada e nova rota no Centro

Serra da Canastra entra na lista de viagens mais desejadas para o próximo ano

Cesta nas férias: veja como retirar benefício em BH e quais itens estão no kit

Amigas do peito: Santa Casa BH lança projeto para agilizar diagnóstico de câncer de mama no SUS

Sharon Osbourne revela quais foram as últimas palavras de Ozzy; confira