O cantor e compositor britânico Ozzy Osbourne morreu nesta terça-feira (22/7), aos 76 anos. Vocalista da lendária banda Black Sabbath, o artista foi um dos ícones do heavy metal, vertente mais agressiva do rock, e ficou conhecido como o Príncipe das Trevas. A causa da morte ainda não foi divulgada.
John Michael “Ozzy” Osbourne nasceu em Birmingham, na Inglaterra, em 1948, onde cresceu e se destacou na música. Há anos, o cantor sofria do mal de Parkinson, doença degenerativa que afeta principalmente o controle dos movimentos do corpo. A morte de Osbourne foi divulgada pela família em comunicado.
“É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com a família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento”, disse o texto assinado pela esposa Sheron, pelos filhos Jack, Kelly, Aimee e Louis.
Show de despedida
Duas semanas antes da morte, Ozzy realizou um grande show de encerramento da sua carreira. No último dia 5, o Príncipe das Trevas subiu a um megapalco em Birmingham, cidade onde nasceu, ao lado de grandes astros do rock, que homenagearam o legado do artista.
Com cerca de 11 horas de duração, o evento contou com a presença de integrantes da formação original do Black Sabbath (Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward) e de outras lendas do rock, como Billy Corgan (The Smashing Pumpkins), Slash (Guns N’ Roses), Tom Morello (Rage Against The Machine), entre outros.
Aproximadamente 40 mil pessoas estiveram presentes, com cerca de 5,8 milhões de espectadores assistindo à despedida de forma online.
Biografia
Ozzy foi o primeiro vocalista do Black Sabbath, com quem gravou álbuns fundamentais do heavy metal, como ‘Paranoid’ e ‘Master of Reality’. Em 1979, o artista deixou a banda e construiu uma carreira solo marcada por hits como ‘Crazy Train’ e ‘No More Tears’.
Em março de 2006, Ozzy e os integrantes do Black Sabbath foram introduzidos no Hall da Fama do Rock and Roll.
Ele deixa três filhos do primeiro casamento, com Thelma Riley, e três com Sharon: Jack, Kelly e Aimee, que assinaram a carta desta terça.