Chegou ao fim, nesta quinta-feira (8/5), o conclave que elegeu o sucessor de Francisco. Robert Prevost, agora papa Leão XIV, foi escolhido por dois terços dos votos dos cardeais e assumirá a liderança da Igreja Católica.
Natural nos Estados Unidos, Prevost é visto por especialistas como um moderado. Ou seja, ele não se alinha ao conservadorismo da Igreja Católica, mas também não é considerado um progressista, como os cardeais Luis Antonio Tagle e Matteo Zuppi, que também foram cotados para assumir o papado. Portanto, Leão XIV pode ser uma ponte entre os dois setores que dividem a igreja hoje.
Leia: Habemus Papam: conclave elege novo papa
Ele nasceu em 1955, em Chicago (EUA), e era bastante próximo do papa Francisco, com quem compartilhava visões sobre meio ambiente, atenção aos pobres e migrantes. Missionário no Peru por muitos anos, também foi superior geral da Ordem dos Agostinianos por dois mandatos.

Veja também
Prevost é formado em direito canônico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino. Ele foi nomeado por Francisco como prefeito dos bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, voltada ao estudo de questões referentes à vida e ao desenvolvimento da igreja na região.