O Parque Municipal de BH, no Centro da cidade, reabriu para funcionamento, a partir desta quarta-feira (7), três portões de acesso. Uma nova entrada, com acesso exclusivo para pedestres, também foi aberta, totalizando cinco entradas.
Agora, o público pode acessar o parque pelas seguintes entradas: Avenida Afonso Pena, 1.055; Rua da Bahia, 701 (próximo ao viaduto Santa Tereza); e o novo portão exclusivo para pedestres na Alameda Ezequiel Dias, 300. As novas entradas se somam às já existentes nas avenidas dos Andradas, 787, e Afonso Pena, 1.377.
De acordo com Gelson Leite, presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), a medida busca facilitar o acesso da população ao parque e incentivar seu uso por quem circula ou trabalha na região central. “É uma forma de ampliar e democratizar o uso dessa área verde no coração da cidade”, afirmou.
O parque agora conta com cinco portarias e funciona de terça a sábado, das 7h às 21h, e aos domingos, das 7h às 17h — com entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento.
Programação especial marca reabertura
Para celebrar a reabertura das portarias, o Parque Municipal oferece nesta quarta-feira atividades gratuitas ao público. Entre elas, a exposição “Biodiversidade dos Parques”, com kits pedagógicos sobre fauna e flora (das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30), uma roda de conversa sobre doação de sangue (das 15h às 16h) e uma aula de Lian Gong para idosos na Praça do Trenzinho, também às 15h.
Parque Municipal de BH ganha poltronas
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, conhecido popularmente como Parque
Municipal, vai ganhar 223 poltronas. O valor para a aquisição do material será de R$ 413 mil.
O mobiliário vai ficar em um Espaço Multiuso que será construído na área verde. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, as obras no local iniciaram em março do ano passado e têm previsão de término no segundo semestre deste ano. O investimento é de R$ 16,9 milhões.
O Executivo Municipal abriu uma licitação para contratar uma empresa que vai realizar a capina e limpeza do terreno. Também ficará responsável por reforçar a fundação com microestacas e escavação manual, o tratamento das estruturas de concreto armado expostas, implantação de caixa d’água estruturada em laje existente, entre outros serviços.