Empreendedores de todo o país podem participar de um estudo que busca identificar quais características estão associadas ao sucesso, ou ao fracasso, de quem decide abrir o próprio negócio. A iniciativa é do Laboratório de Avaliação e Intervenção em Saúde (Lavis), vinculado ao Departamento de Psicologia da Fafich/UFMG.
A pesquisa faz parte do projeto de mestrado de Matheus Corradi, aluno do Programa de Pós-graduação em Psicologia da universidade, e está com inscrições abertas até o fim de outubro.
Participação on-line e retorno personalizado
O estudo é nacional e investiga o perfil empreendedor com base em 16 características comportamentais e traços de personalidade. A participação é gratuita e ocorre por meio de formulário on-line. Podem responder empreendedores de qualquer setor com mais de 18 anos.
Corradi explica que todos os participantes vão receber um relatório personalizado ao final do preenchimento. “O que vai ajudá-los a entender as características que eles possuem e quais podem ser trabalhadas e melhoradas. É uma forma de oferecermos uma contrapartida a quem preenche o formulário e nos ajuda em nosso estudo”, afirma.
O que está sendo avaliado
As características analisadas são: busca por oportunidades, persistência, eficiência, busca por aprendizagem, planejamento, orientação à meta, controle, persuasão, rede de relações, inovação, autonomia, necessidade de realização, autoeficácia, locus de controle interno, comprometimento e submissão a riscos calculados.
Segundo o pesquisador, essas variáveis ajudam a compreender como diferentes perfis lidam com os desafios do empreendedorismo. “Faremos uma abordagem estatística centrada na pessoa, entendendo os conjuntos de variáveis que caracterizam aquele empreendedor. Ao compreender a existência dos perfis, podemos trabalhar de forma mais eficaz no desenvolvimento de pessoas empreendedoras no país”, diz Corradi.
Contribuição para políticas e programas
A expectativa é que os resultados da análise subsidiem o desenvolvimento de programas mais eficientes voltados a quem deseja empreender. O estudo pretende apoiar tanto políticas públicas quanto iniciativas privadas de fomento ao empreendedorismo.