PL mira crescimento com ‘rigor nas filiações’ e articula alianças para 2026, diz Domingos Sávio

Siga no

Deputado Domingos Sávio defende conservadorismo como saída (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

O presidente estadual do PL em Minas Gerais, deputado federal Domingos Sávio, afirmou nesta segunda-feira (23/6) que o partido trabalha para ampliar o número de filiados e eleitos no estado, mas adotará critérios rigorosos para receber novos quadros.

Em entrevista à 98 News, o parlamentar também disse que há diálogo aberto com o Partido Novo e com nomes como Cleitinho Azevedo (Republicanos) e o deputado Nicolas Ferreira (PL) para as eleições de 2026.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Campanha de filiação com ‘rigor nos princípios’

Domingos Sávio destacou que o PL lidera o crescimento partidário no Brasil e que o encontro estadual da legenda, marcado para esta quinta-feira (26/6), será o pontapé de uma nova campanha de filiação em Minas Gerais.

“Queremos convidar as pessoas para vir para o PL, mas venham sabendo que estão vindo para um partido que tem lado. Não é um partido do tipo assim: quando o Bolsonaro era presidente, maravilhoso. Quando o Lula é presidente, maravilhoso. Isso, para mim, é pouca vergonha”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o deputado, a legenda exigirá compromisso com valores conservadores e liberais. “Queremos saber quais são os seus princípios, o que você deseja para o futuro da sua família, da sua cidade e do seu estado. Não adianta querer colocar na política alguém que não respeita nem a própria família”, completou.

Encontro estadual terá presença de Bolsonaro

O evento do PL em Belo Horizonte contará com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto.

“O presidente Bolsonaro confirmou a vinda e o presidente Valdemar me deu uma notícia muito boa. Estamos organizando o partido com método. Vamos reunir vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e mais do que dobramos o número de eleitos”, ressaltou Domingos Sávio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Diálogo com o Novo

Apesar de defender candidatura própria ao governo de Minas e ao Senado em 2026, o presidente do PL mineiro reforçou que o partido busca construir uma unidade da direita no estado.

“Não temos vaidade de achar que vamos ganhar sozinho. Estamos dialogando. Houve uma reunião em Brasília com minha participação, a do vice-governador Matheus Simões e do presidente Valdemar. Há diálogo com o Cleitinho, com o Nicolas Ferreira e também com o Partido Novo”, disse.

Sobre o nome de Matheus Simões, vice de Zema, Domingos Sávio afirmou: “o Matheus é uma pessoa íntegra, preparada, e o governador já declarou apoio a ele”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Candidatura ao Senado

Domingos Sávio admitiu que avalia disputar o Senado em 2026. Segundo ele, a candidatura seria uma forma de “resgatar o equilíbrio dos poderes” e enfrentar o que classificou como abusos do Supremo Tribunal Federal (STF).

“É o momento de termos um deputado que se preparou, com trajetória limpa e coragem de enfrentar os abusos do STF. Precisamos de alguém que vá ao Senado com maturidade, defendendo nossos valores e respeitando quem pensa diferente”, afirmou.

O deputado criticou diretamente o ministro Alexandre de Moraes. “Na minha opinião, ele tem sido um déspota, uma figura autoritária, que rasga a Constituição e faz valer sua vontade carregada de ódio”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vetos do governo e conta de luz

O deputado também comentou a articulação da bancada mineira pela derrubada dos vetos presidenciais que afetam o Pro Patrimônio, mecanismo que prevê compensações por perdas de arrecadação do estado.

“Minas Gerais vai votar unida. Garanti 100% do apoio do PL, quase 100 deputados, e pedi aos colegas para trabalharem dentro de seus partidos”, disse.

Domingos Sávio defendeu ainda a manutenção de vetos que barram o subsídio a termelétricas movidas a carvão e gás natural, que, segundo ele, encarecem a conta de luz.

“Vou votar para manter o veto. Não quero aumento de conta de luz com energia suja. Já o veto derrubado foi o da biomassa, que gera energia limpa e barata a partir do bagaço da cana”, explicou.

‘O Brasil precisa endireitar o rumo’

Para o presidente do PL em Minas, o país vive um momento de desgaste institucional e precisa retomar o rumo com valores conservadores.

“O Brasil precisa endireitar o rumo. Precisamos defender a liberdade, a iniciativa privada e os valores da família. Isso o PL vai fazer, com responsabilidade e sem abrir mão dos princípios”, finalizou.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Abrasel defende volta do horário de verão para evitar apagões e impulsionar economia

Trump é diagnosticado com doença que afeta fluxo sanguíneo

Educação digital de graça na UFMG; praz para inscrição termina nesta sexta-feira (18/7)

Pão de queijo e mais um tanto! 7 produtos mineiros que são sucesso no Brasil e o mundo em 2025

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

‘Nome aos bois’; Damião promete expor empresas que não entregam obras em BH

Últimas notícias

Concorra a ingressos: show do The Calling em BH no dia 15 de outubro

Concorra a um par de ingressos: Cruzeiro x Juventude, no Mineirão, no próximo domingo

STF decide: PIS e Cofins entram no cálculo da contribuição sobre a receita bruta

Pastel de camarão com catupiry: Tem novidade deliciosa na Pastelaria Marília de Dirceu

Câmera do beijo flagra suposta traição em show do Coldplay e momento viraliza na internet

PBH firma contrato de R$ 159 mi com a Caixa para obras de macrodrenagem em Venda Nova e região Norte

Sem álcool e mais regionais: pesquisa revela tendências do mercado de coquetéis no Brasil

Brasil tem 241 barragens fora do padrão de segurança

A técnica MAIS para um feedback que funciona