Ao vivo
Rock Insônia

Polícia Civil e Secretaria do Meio Ambiente ampliam parceria para combater crimes ambientais

Siga no

Governador do estado entrega equipamentos para combater crimes ambientais a Polícia Civil. (Créditos: Cristiano Machado)

A Polícia Civil do estado, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semad), ganhou reforço no combate aos crimes ambientais no estado. Um novo laboratório com equipamentos de tecnologia para identificar crimes contra a lavagem de dinheiro foi entregue de forma simbólica à corporação, nesta terça-feira (15/4), pelo governador Romeu Zema.

A unidade, que já está funcionando há um mês, fica no Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) e pretende ampliar a repressão à ação de criminosos na esfera ambiental.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na prática, a Semad direcionou recursos para a Polícia Civil do estado, que vai prestar apoio técnico às ações de fiscalização de crimes ambientais, como desmatamentos, tráfico de animais silvestres, mineração clandestina e poluição.

A secretária da Semad, Marília Carvalho, explicou que, normalmente, crimes ambientais estão atrelados a crimes financeiros. E a atuação na secretaria se limita à investigação administrativa, como autuação de multas.

“É muito importante que a Semad integre ações junto da Polícia Civil que nos ajuda, inclusive, a sermos mais assertivos nas nossas competências, pois todo processo de investigação prévia das diversas atividades podem estar sendo desenvolvidas de maneira invertida”, explica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por sua vez, a delegada da Polícia Civil, Letícia Gamboja, ressalta que tanto ações como lavagem de dinheiro, quanto crimes ambientais, estão interligados, e o combate conjunto tende ter melhores resultados.

“Os novos equipamentos fazem muita diferença porque tanto viaturas como os drones apoiam a fiscalização ambiental na investigação de crimes de desmatamento, mineração ilegal. E a instalação do laboratório de combate à lavagem de dinheiro é fundamental para investigação financeira”, disse.

Tecnologia

Entre os equipamentos adquiridos por meio do acordo estão 12 computadores, cinco notebooks, quatro drones, quatro caminhonetes, uma motocicleta, além de webcams, headsets e leitores de microchip.

O estado também adquiriu três licenças especiais de software, utilizado na análise de inteligência e investigações criminais, que vão compor a implementação do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro.

A entrega vai reestruturar as unidades policiais para garantir melhores condições para investigações complexas, inclusive no rastreamento de fluxos financeiros ilícitos vindos de crimes ambientais.

Siga no

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Belo Horizonte é a 3° cidade do Brasil com maior número de pessoas em situação de rua

Um ou outro: Trump pode pedir para países escolherem entre China e os EUA

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026

Conselho do FGTS aprova nova faixa do Minha Casa, Minha Vida

Mineração em MG: empilhamento de rejeito a seco é mais sustentável, segundo Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais

Sabe comprar peixe? Semana Santa acende alerta para cuidados com pescado; confira

Últimas notícias

Bruno Henrique é indiciado pela Polícia Federal por forçar cartão e favorecer apostadores

Atlético iguala pior início no Brasileirão desde 2017

Produtor de shows cancelados do IRA! se manifesta contra o posicionamento político no meio artístico

Cuca projeta reforços no Atlético: ‘Vamos fortalecer mais esse elenco’

Mesmo com derrotas, Barcelona e PSG garantem vaga na semifinal

Atlético busca primeira vitória no Brasileiro contra o Santos; Saiba onde assistir

‘Mobilidade urbana é dignidade’, afirma presidente da Câmara de Nova Lima

The New York Times exalta recuperação de Raphinha no Barcelona e o compara com Ronaldinho e Rivaldo

Rei do Rock: Liam Gallagher contesta título de Elvis e diz quem merece a coroa