PUBLICIDADE

‘Abraço da democracia’ e devolução de obras históricas marcam evento sobre 8 de janeiro

Por

Siga no

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar matéria

Na próxima quarta-feira, dia 8, a Praça dos Três Poderes, em Brasília, será palco do segundo aniversário dos ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará de uma agenda repleta de atos públicos e simbólicos que ressaltam a recuperação e a memória democrática.

Os atos começarão na Sala de Audiências do Palácio do Planalto, às 9h30, com a reintegração de obras de arte restauradas após os ataques. Entre elas, destaca-se um raro relógio do século XVII, trazido ao Brasil por D. João VI em 1808. Como mostrou o Estadão, a peça foi recuperada na Suíça sem custos para o governo brasileiro a tempo para a comemoração. Criado por Balthazar Martinot, relojoeiro do rei Luís XIV, o relógio, que possui apenas dois exemplares, havia sido destruído durante os ataques de 2023.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Antônio Cláudio Alves Ferreira, o mecânico bolsonarista que destruiu o relógio histórico, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 17 anos de prisão por crimes como golpe de Estado e associação criminosa armada. Ele e outros réus também foram condenados a pagar R$ 30 milhões em indenizações coletivas.

A solenidade terá entrega de 21 obras de arte que tinham sido destruídas durante os atos de 8 de janeiro de 2023 e foram restauradas. Às 10h30 será feito o descerramento da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, avaliada em R$ 8 milhões, que foi furada durante os ataques antidemocráticos. Uma cerimônia com a presença de autoridades está prevista para as 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

À tarde, Lula descerá a rampa do Planalto acompanhado de autoridades para participar do “Abraço da Democracia”. O ato simbólico na Praça dos Três Poderes contará com a presença de representantes do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, de movimentos sociais e da militância de esquerda.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a presença de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o “Abraço da Democracia” deverá reunir cerca de mil pessoas.

Os eventos ocorrem no momento em que o Congresso discute o futuro da lei de anistia para os envolvidos nos atos golpistas. Os líderes Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), potenciais sucessores nas lideranças da Câmara e do Senado, são peças-chave na tramitação dessa pauta.

O evento também marca avanços nas investigações sobre a tentativa de golpe. No último ano, o general Walter Braga Netto tornou-se o primeiro general de quatro estrelas a ser preso por suspeita de envolvimento no episódio. Ele foi indiciado, ao lado de outros 36 aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em um plano que incluía ações para impedir a posse de Lula e até mesmo assassinatos.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Líder do PT solicita ao STF prisão preventiva de Ramagem após suposta fuga a Miami

Lula indica Messias para vaga de Barroso no STF

Alê Portela deixa a Sedese temporariamente e reassume cadeira na ALMG

Motta e Derrite trocam elogios e celebram aprovação da PL Antifacção na Câmara: ‘início de uma reviravolta’

‘Ser governador não pode ser prêmio de consolação’, diz Simões sobre disputa em MG

Veja o que pode mudar com o Projeto Antifacção aprovado na Câmara dos Deputados

Últimas notícias

Ele fica? Willian Dubgod abre o jogo sobre renovação no América

Matheus Henrique revela cobrança de Jardim em Cruzeiro x Juventude

Cruzeiro tem novo desfalque por suspensão para duelo contra o Corinthians

Jardim afirma que desfalques do Cruzeiro ‘não tiveram impacto’ contra o Juventude: ‘os jogadores não jogaram bem’

VÍDEO: Torcedor do Atlético leva filho ‘de surpresa’ para final da Sul-Americana

Em jogo de seis gols, Cruzeiro empata com o Juventude em Caxias do Sul

Projeto que prevê tipo sanguíneo na identidade avança em Minas

Freddie Mercury é homenageado com coleção de moedas no Reino Unido

Atlético confirma lesão de titular antes da final da Sul-Americana