PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cassação de Carla Zambelli deve ser analisada nesta terça pela CCJ

Siga no

O caso está na pauta do colegiado, e a expectativa é que o relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), apresente seu parecer durante a sessão (Lula Marques/EBC)

Compartilhar matéria

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deve analisar nesta terça-feira (2/12) o processo que pode levar à cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

O caso está na pauta do colegiado, e a expectativa é que o relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), apresente seu parecer durante a sessão. Um pedido de vista ainda pode adiar a votação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão pelos crimes de falsidade ideológica e invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão é definitiva. Em junho, o STF determinou o início do cumprimento da pena e decretou sua prisão. A deputada fugiu pelos Estados Unidos e acabou detida em Roma, na Itália, em julho.

Apesar de estar fora do país desde então, Zambelli seguiu recebendo salário da Câmara até maio deste ano. Como houve condenação criminal transitada em julgado, cabe agora aos deputados decidirem se confirmam a perda do mandato.

O STF já havia determinado a cassação, mas o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu submeter o caso ao rito interno da Casa. A Mesa encaminhou à CCJ uma representação comunicando a decisão do Supremo, etapa necessária para que o colegiado analise o tema.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Após a votação na CCJ, o processo seguirá para o plenário da Câmara. São necessários ao menos 257 votos para que o mandato seja cassado.

Em setembro, mesmo após fugir do Brasil, Zambelli participou por videoconferência de uma audiência sobre o caso na CCJ. Durante o debate, ela trocou acusações com o hacker Walter Delgatti, condenado no mesmo processo. A deputada o chamou de “mitomaníaco” e questionou sua saúde mental, mencionando o uso de medicamentos para tratar Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

PSDB deve acionar a Justiça contra Lula após pronunciamento em rede nacional

Denúncia contra Lucas Ganem chega à Câmara de BH e abre caminho para possível cassação

Lula chama isenção de IR de ‘quase um 14º salário’ e sugere TV nova para a Copa

Lula planeja voltar a BH em dezembro para abrir Caravana Federativa

Moraes pede comprovação do histórico clínico de Augusto Heleno

Defesa de Bolsonaro entra com novo recurso no STF contra condenação

Últimas notícias

BH amanhece com chuva e possibilidade de queda de granizo nesta terça-feira

Cuello se recupera de lesão e volta à ficar a disposição do Atlético

CMBH aprova multa para uso de maconha em espaços públicos

Atlético ainda tem chances, mas depende de cinco times para terminar no G-8 do Brasileirão

Maria Fumaça de São João del-Rei e Tiradentes ganha novas datas de passeio

Neiser Villarreal é oficialmente anunciado como reforço do Cruzeiro

Ambev investe R$ 1,3 bilhão em Minas com foco em cervejas premium

Brasil celebra avanços neste Dia Mundial de Luta contra o HIV

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão conhecidos nesta segunda