PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Alcolumbre arquiva PEC da Blindagem após rejeição por unanimidade na CCJ

Siga no

Aprovada por maioria de 353 votos no primeiro turno de votação no Plenário da Câmara, nenhum senador defendeu a PEC 3/2021 na CCJ do Senado (Foto: Lula Marques / Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Nem precisou de votação no plenário e a PEC da Blindagem foi arquivada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União – AP). “Esta é, do ponto de vista regimental, considerada rejeitada e arquivada definitivamente, por despacho, naturalmente, da presidência do Senado Federal”, disse o senador.

Em sessão nesta quarta-feira (24/9), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a proteção de parlamentares na Justiça, conhecida como PEC da Blindagem.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A decisão foi unânime entre os senadores da comissão. A pauta poderia ser levada ao plenário principal do Senado apenas se a votação da CCJ não fosse unânime.

O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), informou que o relatório aprovado, rejeitando a PEC, deve ir ao plenário da Casa ainda nesta quarta-feira para que o texto seja deliberado por todos os 81 senadores.

“Vamos ao Plenário, com compromisso do presidente Davi Alcolumbre [União-AP], de encerrar hoje essa votação e, sem dúvida nenhuma, rejeitar essa Proposta”, revelou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Votação na Câmara

Aprovada por maioria de 353 votos no primeiro turno de votação no Plenário da Câmara, nenhum senador defendeu a PEC 3/2021 na CCJ do Senado.

Mais de 20 senadores se inscreveram para falar contra a PEC, que foi alvo de protestos massivos no último domingo (21), tendo sido apelidada de “PEC da Bandidagem”.

O relator Alessandro Vieira (MDB-SE) pediu a rejeição da PEC alegando que ela abre as portas do Congresso ao crime organizado. Em seguida, o senador Jorge Seif (PL-SC), que havia apresentado voto em separado para manter a proposta com algumas alterações, retirou o relatório alternativo e votou junto com o relator.

O senador Alessandro Vieira ainda rejeitou as emendas apresentadas pelos senadores Sérgio Moro (União-PR), Carlos Portinho (PL-RJ) e Magno Malta (PL-ES), que pretendiam fazer alterações na PEC, mantendo sua tramitação com modificações no texto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para o relator Vieira, as emendas ficaram prejudicadas uma vez que a PEC sofre de “vício insanável de desvio de finalidade”.

“O real objetivo da proposta não é o interesse público – e tampouco a proteção do exercício da atividade parlamentar –, mas sim os anseios escusos de figuras públicas que pretendem impedir ou, ao menos, retardar, investigações criminais que possam vir a prejudicá-los”, justificou.

Para especialistas e entidades que atuam no combate à corrupção, a PEC poderia barrar ações penais contra corrupção no uso de emendas parlamentares.

Veja o voto do relator da PEC da Blindage na CCJ, senador Alessandro Vieira

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Moraes pede relatório de visitas e rotina de Bolsonaro na prisão

Lula deve visitar Trump em fevereiro; os presidentes conversaram por telefone nesta segunda (26/1)

Gilmar Mendes sai em defesa de Toffoli em meio a críticas por atuação no caso do Banco Master

VÍDEO: Nikolas Ferreira agradece apoio após ‘Caminhada pela Liberdade’ de Minas a Brasília

STF retoma nesta segunda-feira depoimentos sobre fraudes no Banco Master; veja quem deve depor

‘Trump quer criar nova ONU’, diz Lula sobre Conselho de Paz

Últimas notícias

Atlético fará carreata do Instituto Galo antes de partida contra o Pouso Alegre; entenda

ANM descarta ruptura em estruturas de mineração em Congonhas e Ouro Preto e diz que ocorrências não atingiram barragens

Prazo para pagar IPTU com desconto em BH termina nesta sexta-feira (30/1)

Comemoração de Kaio Jorge contra o Atlético viraliza e ganha destaque mundial

Britney em Copacabana? Rumor domina redes, fãs enlouquecem e Prefeitura provoca: ‘O importante é acreditar’

Ouro atinge US$ 5 mil e Ibovespa bate recorde histórico

Tela Brasil: novo streaming gratuito de cinema nacional

Copa do Mundo desloca consumo e desafia o varejo

Aposentado que trabalha paga INSS sem novos benefícios