Lula quer discutir com Trump punição dada a ministros do STF

Siga no

Lula quer discutir com Trump a aplicação de punições do país norte-americano a ministros do Supremo Tribunal Federal (Ricardo Stuckert/PR)

Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na madrugada desta sexta-feira (24/10), que quer discutir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a aplicação de punições do país norte-americano a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula conversou com jornalistas ao final de sua viagem pela Indonésia. Em seguida, o presidente vai à Malásia, onde Trump também estará.

“Eu tenho todo o interesse em ter essa reunião, toda a disposição de defender os interesses do Brasil, mostrar que houve equívoco nas taxações ao Brasil. E quero provar isso com números. E quero discutir a punição que foi dada a ministros da Suprema Corte do Brasil, [algo que] não tem nenhuma explicação, nenhum entendimento”, disse o presidente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sete ministros do STF foram alvo de sanções dos Estados Unidos pela atuação da Corte no julgamento da trama golpista ocorrida durante o governo de Jair Bolsonaro.

Encontro

Lula e Trump estarão na Malásia para a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) e para o encontro de líderes do Leste Asiático (EAS). Será o primeiro encontro entre os dois desde o breve contato entre eles na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, em setembro. Na ocasião, os dois se encontraram quando o presidente brasileiro deixava o palco e seu homólogo norte-americano seguia para fazer seu discurso.

O encontro foi breve, mas deixou boa impressão em ambos. Durante sua fala na Assembleia-Geral da ONU, Trump citou o rápido encontro com Lula, disse que o líder brasileiro parecia “ser um homem muito agradável” e que havia tido uma “química excelente” entre os dois. Dias depois, os dois presidentes conversaram ao telefone e Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eu quero ter a oportunidade de dizer ao Trump o que o Brasil espera dos Estados Unidos e o que o Brasil tem para oferecer. Eu já disse no telefone: não existe veto a nenhum assunto”, acrescentou Lula aos jornalistas na Indonésia. “Não tem assunto proibido para um país do tamanho do Brasil conversar com um país do tamanho dos EUA. Não tem nenhum veto. Vai ser uma reunião livre, a gente vai poder dizer o que quiser, ouvir o que quiser e o que não quiser também”.

Indonésia

Durante sua passagem pela Indonésia, Lula participou de reuniões com empresários, além de se encontrar com o presidente daquele país, Prabowo Subianto, e firmar acordos bilaterais. Ele defendeu a ampliação da relação comercial entre o Brasil e outros países, inclusive a Indonésia.

“O mundo está a exigir dos líderes políticos muito mais vontade de negociar e fazer as coisas acontecerem. Não dá pra gente ficar no Brasil esperando que as pessoas cheguem. Nós, que temos interesse, temos que procurar as pessoas, oferecer o que o Brasil tem de bom”.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

AtlasIntel/Bloomberg: avaliação positiva da gestão Lula passa negativa pela 1ª vez desde nov/24

Lula diz que pode não sair acordo imediato de reunião com Trump na Malásia

Deputados mineiros aprovam PEC que põe fim ao referendo e facilita privatização da Copasa

Lula diz ao presidente da Indonésia que vai disputar as eleições em 2026

Câmara dos Deputados aprova urgência para criação de bancada cristã

Fachin autoriza Fux a mudar para a Segunda Turma do STF

Últimas notícias

Sinisterra volta a treinar normalmente e deve reforçar o Cruzeiro contra o Palmeiras

Dia do Servidor Público é antecipado em Minas e BH

Receita Federal libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda; veja quem recebe

Minas tem dois azeites em guia de melhores do mundo; confira quais

Brasileira acusada de matar cinco filhos é extraditada de Portugal para Minas Gerais

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros para o consumo

Shoppings de BH anunciam chegada do Papai Noel; veja datas e horários

Atlético atualiza parcial de ingressos para duelo decisivo contra o Ceará

Palmeiras é atropelado pela LDU e se complica na Libertadores