Mauro Vieira afirma que Lula e Trump devem se encontrar ‘em breve’

Siga no

Mauro Vieira e Marco Rubio devem manter contato direto nas próximas semanas para definir a agenda de reuniões técnicas (Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O Brasil e os Estados Unidos devem realizar uma nova reunião em novembro, dando continuidade à retomada do diálogo entre os dois países após meses de tensão diplomática, disse nesta quinta-feira (16) o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A declaração foi feita após encontro com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na Casa Branca, em Washington.

Segundo o chanceler, o encontro — que durou cerca de uma hora — ocorreu em clima de “excelente descontração e troca de ideias”, com foco principal nas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Foi muito produtivo, com muita disposição para trabalhar em conjunto e traçar uma agenda bilateral de comércio”, disse Vieira em entrevista a jornalistas.

A reunião teve duas etapas: uma conversa privada entre os dois ministros e, em seguida, a participação de diplomatas e representantes comerciais de ambos os governos. Vieira confirmou que as equipes técnicas devem começar a negociar “em breve” medidas para tentar reverter as tarifas de 50% aplicadas por Washington desde agosto.

Possível encontro

Vieira também afirmou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump devem se encontrar nos próximos meses, embora a data e o local ainda não estejam definidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Está mantido o objetivo de que os líderes se reúnam proximamente. Há interesse de ambas as partes para que isso aconteça o quanto antes”, declarou o ministro.

Inicialmente, a expectativa era de que o encontro pudesse ocorrer durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, no fim de outubro. No entanto, segundo o chanceler, as agendas dos presidentes devem determinar o momento mais adequado para a reunião.

Contexto

As relações entre Brasil e Estados Unidos atravessam um período de instabilidade desde que o governo Trump decidiu impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. A medida foi justificada pela Casa Branca como uma resposta a uma suposta “politização” do Judiciário brasileiro e à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Além do tarifaço, Washington também aplicou sanções financeiras e consulares a autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. As ações foram vistas em Brasília como retaliação política.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O encontro entre Vieira e Rubio é o primeiro de alto nível desde que Trump reassumiu a Presidência dos Estados Unidos, em janeiro. A reunião sinaliza um esforço de reaproximação entre os dois países, iniciado após uma breve conversa entre Lula e Trump durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, em Nova York.

Próximos passos

De acordo com o Itamaraty, Mauro Vieira e Marco Rubio devem manter contato direto nas próximas semanas para definir a agenda de reuniões técnicas. A expectativa é que, até novembro, sejam traçadas as bases para uma negociação ampla sobre tarifas e cooperação comercial.

“O importante é que prevaleceu uma atitude construtiva, com aspectos práticos para a retomada das negociações entre os dois países”, destacou o chanceler. “Há boa química entre os governos, e o diálogo está aberto.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Ação dos EUA na Venezuela é precedente perigoso, dizem analistas

Barroso recebe alta médica após ser internado em Brasília

Uruguai legaliza a eutanásia por ampla maioria no Senado

MPMG investiga prefeito de Minas por nepotismo após filho assumir três secretarias

Lula sobre conversa com Trump: ‘Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica’

Lula se reúne com ministros do STF para tratar da indicação de substituto de Barroso

Últimas notícias

Exclusivo: ministro aposentado do STF afirma que ‘Supremo não é competente para julgar ex-integrante do executivo’

Morre Ace Frehley, ex-guitarrista da banda Kiss, aos 74 anos

Terras-raras são destaque no Imersão Indústria: grupo de elementos já faz parte do nosso dia a dia

Atlético ganha retorno de titulares para enfrentar o Corinthians

Cruzeiro x Fortaleza: promoção de ingressos anima torcida e vendas já chegam a 30 mil

Ensinar com Propósito: O Desafio de Manter a Motivação e o Bem-Estar dos Professores

Além de Kaio Jorge, Cruzeiro perde outros dois titulares para enfrentar o Fortaleza

Atlético é intimado pela justiça a comprovar pagamento de dívida com o Cuiabá

98 News faz cobertura especial do Imersão Indústria 2025