Novas e abandonadas: vans para hospital em Divinópolis são abandonadas em lote de Contagem há pelo menos cinco meses

Por

Siga no

Raphael Martinelle/Rede 98

Compartilhar matéria

Três vans equipadas para realizar atendimentos odontológicos e que pertencem, segundo dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), à Fundação Geraldo Corrêa, administradora do Complexo de Saúde São João de Deus, em Divinópolis, estão abandonadas há pelo menos cinco meses em um lote no bairro Eldorado, em Contagem. O local fica a cerca de 140 quilômetros de distância do hospital proprietário dos consultórios móveis. 

Desde o final de junho, a reportagem da Rede 98 monitora o local e, em todas as idas ao lote, confirmou que os veículos estão lá. Eles estão em ótimas condições e, de fato, são novas. A documentação do Detran indica que as vans foram compradas em julho do ano passado e emplacadas em outubro de 2020

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

(Raphael Martinelle / Rede 98)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lote vago, estacionamento ou lava-jato?

Imagens de satélite do Google Images indicam o lote em que as vans estão abandonadas era, até o meio de 2020, um terreno baldio. Agora, o local foi cimentado. Segundo vizinhos, os veículos chegaram por volta de março e, desde então, não recebem visitas. Na fachada, o espaço é identificado como lava-Jato, entretanto, o local aparenta não nunca ter recebido clientes.

O lote é de propriedade, de acordo com documentos da Prefeitura de Contagem, de um empresário falecido em 2008. Procurados pela reportagem, a família do suposto dono do terreno diz desconhecer o local e que o inventário do homem não faz referências ao endereço no bairro Eldorado. Na vizinhança, diz-se que o lote foi vendido há mais de uma década e, atualmente, pertence a um grupo político.

Parceria com Associação de Diabéticos

Questionada, a assessoria de imprensa do Hospital São João de Deus afirmou que as vans foram adquiridas com recursos próprios do hospital e em “parceria com a Associação dos Diabéticos de Contagem (ADIC)“. A reportagem pediu acesso ao termo de parceria e documentação que formalizou o acordo entre a entidade privada e o Complexo de Saúde, mas teve a solicitação negada com o argumento de que, por “questões da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)” não poderia fornecer o documento. 

Ainda segundo a assessoria do hospital, os atendimentos odontológicos não estão sendo realizados com as vans por conta da Resolução 7617, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que proíbe a realização de procedimentos cirúrgicos em regime de mutirão. A resolução citada foi feita e publicada em 21 de julho deste ano. A reportagem acompanha o paradeiro das vans no lote desde o final de junho

A nota do hospital diz, ainda, que os veículos encontram-se “devidamente abrigados em local apropriado” e que a “responsabilidade pela guarda e manutenção das vans em perfeitas condições é da Associação”.

Esta reportagem terá continuação.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Há lista de retaliação contra EUA sem impacto na inflação, diz Haddad

Presidente Fiemg diz que Brasil ‘tem mais a perder que EUA’ e sugere acordo entre os países

Bolsonaro cita Bíblia para criticar Lula após tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros

Anúncio de tarifa de Trump sobre produtos brasileiros repercute na imprensa internacional

Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e cita ‘caça às bruxas’ contra Bolsonaro

MP Eleitoral pede suspensão de direitos políticos de Nikolas Ferreira e Bruno Engler

Últimas notícias

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai para R$ 38 milhões

Tarifa imposta por Trump pesa mais sobre mercado mineiro, afirma especialista

Vice-presidente do Cruzeiro abre o jogo sobre a busca por um zagueiro

Extrajudicialização das Relações Familiares: Um Caminho para o Diálogo e a Harmonia

Nikolas Ferreira visita treino do Cruzeiro na Toca da Raposa II

Cruzeiro desiste de Gabri Martínez, mas mantém atacantes no radar

Mineira na ABL: Ana Maria Gonçalves é a primeira mulher negra a se tornar imortal

Zema volta a se pronunciar sobre tarifaço e chama medida de injusta

Praça do Papa deve ser parcialmente reaberta em agosto, após 18 meses em obras