Novo é notificado por uso de música do Legião Urbana em evento de Zema e governador reage

Siga no

A Legião Urbana Produções disse que houve violação dos direitos autorais e solicitou que o governador e o partido não usem mais a música em publicações futuras (Romeu Zema/Divulgação)

Compartilhar matéria

O produtor musical Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, encaminhou uma notificação extrajudicial ao partido Novo pelo uso da música “Que País É Esse?”, da banda Legião Urbana, no lançamento da pré-candidatura do governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) à Presidência da República.

No documento, enviado nessa segunda-feira (18/8), a Legião Urbana Produções, empresa comandada por Manfredini, disse que houve violação dos direitos autorais e solicitou que o governador e o partido não usem mais a música em publicações futuras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O evento em questão foi realizado no último sábado (16/8), na Câmara Americana de Comércio para o Brasil, em São Paulo. Em conversa com a Folha de S. Paulo, Giuliano Manfredini disse que nem Zema e nem o partido Novo solicitaram o uso da música.

“Mais uma vez a extrema direita insulta a obra do meu pai, a memória dele, e faz uma afronta aos direitos autorais”, disse. “Ultimamente [a música] tem sido usada pela extrema direita, que usa de forma ilegal várias obras que não condizem com os valores perpetrados por nós. Quem tem feito isso, os únicos que têm atentado contra o direito autoral, são da extrema direita”, afirmou.

Nas redes sociais, nesta terça-feira (19/8), Zema publicou o trecho de uma entrevista de Renato Russo, em que o artista diz defender “tradição, família e propriedade”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Concordo 100% com Renato Russo: um país deve preservar suas tradições, ⁠família é a base de tudo e o ⁠capitalismo é o melhor sistema de governo para gerar riqueza e tirar as pessoas da pobreza. Viva Legião!”, escreveu o governador de Minas Gerais.

A Rede 98 procurou o partido Novo e o governo de Minas Gerais para obter um posicionamento sobre o assunto e aguardo o retorno.

A canção Que País é Este, lançada em 1987, se tornou um dos hinos de crítica social e política do Brasil, marcada por versos que questionam corrupção, desigualdade e a falta de perspectivas.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Governadores de direita anunciam ‘Consórcio da Paz’ após megaoperação no Rio

CPI do Crime Organizado terá Flávio Bolsonaro e Moro na titularidade

STF: condenação de Zambelli por perseguição armada é definitiva

Expectativa é que normalidade nas relações diplomáticas se restabeleça com os EUA, diz Padilha

Senado instalará CPI do Crime Organizado

Novo modelo de obtenção da CNH busca diminuir burocracia, diz ministro

Últimas notícias

‘Assunção vai ficar pequeno pra nós’: zagueiro do Atlético projeta final da Sul-Americana

Classificado na Sul-Americana, Atlético encara o Internacional no Brasileirão; saiba onde assistir

No Mineirão lotado, Cruzeiro encara o Vitória pelo Brasileirão; saiba onde assistir

Lula assina projeto de lei Antifacção e envia ao Congresso em regime de urgência

Um ano do Novo Acordo do Rio Doce: reparação avança com resultados concretos

Destaque da base, Mosquito acerta renovação com o Atlético até 2030

PBH anuncia projeto de requalificação do Centro: ‘Vamos ver prédios onde tinha galpões’, diz Damião

Sem Scarpa, Atlético perde outro titular para enfrentar o Internacional; veja provável escalação

Chefe da Polícia Civil do RJ diz que CV é uma organização terrorista que tem os Complexos da Penha e do Alemão como ‘QG’