O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou, nesta quinta-feira (27/11), um vídeo sobre a estrutura onde o ex-ministro da Justiça Anderson Torres está preso, no Complexo Penitenciário da Papuda. O espaço, conhecido como “Papudinha”, foi preparado para funcionar como Sala de Estado Maior, local de detenção especial para autoridades e outras pessoas com prerrogativas.
De acordo com o STF, a estrutura será utilizada exclusivamente por Torres, embora tenha capacidade para abrigar até quatro pessoas. A cela possui 54,76 m² de área coberta, distribuídos em quarto, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. Há ainda uma área externa de 10,07 m² destinada ao banho de sol. O local também inclui cama de casal, armários, geladeira, TV e chuveiro com água quente.
Torres recebe cinco refeições diárias — café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia — e tem acesso irrestrito ao espaço externo para exercícios, com privacidade e sem controle de horário.
Veja também
A Corte também destacou a estrutura de saúde disponível na Papuda. O posto local conta com dois médicos clínicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, dois dentistas, um psicólogo, um psiquiatra, um fisioterapeuta, um assistente social e um farmacêutico.
O ex-ministro da Justiça foi condenado em setembro por crimes ligados aos atos de 8 de janeiro: tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição do Estado democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. Com a decisão, cumpre pena no Distrito Federal enquanto segue acompanhado pelas autoridades judiciais.
