O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nessa quinta-feira (25/9) um novo pacote de tarifas que atinge medicamentos, móveis e caminhões pesados. As medidas começam a valer em 1º de outubro e variam entre 25% e 100%, com foco na proteção da indústria norte-americana.
Medicamentos terão tarifa de 100%
O maior peso recai sobre medicamentos de marca ou patenteados importados para os EUA. Eles terão 100% de tarifa, mas com uma exceção: empresas farmacêuticas que já estejam construindo fábricas em território americano ficarão livres da cobrança.
“Não haverá, portanto, nenhuma tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, escreveu Trump no Truth Social.
Móveis e estofados também entram na lista
Entre os itens da nova rodada de tarifas estão:
- Armários de cozinha e móveis de banheiro – 50% de tarifa
- Móveis estofados – 30% de tarifa
Segundo Trump, a medida é resposta a uma “inundação em larga escala” desses produtos nos Estados Unidos.
“É uma prática muito injusta, mas precisamos proteger, por motivos de segurança nacional e outros, nosso processo de fabricação”, publicou o presidente.
Caminhões pesados terão tarifa de 25%
Outro setor impactado é o de caminhões pesados. As importações receberão uma tarifa de 25% a partir de outubro. Trump destacou que a decisão busca proteger fabricantes norte-americanos como Peterbilt, Kenworth e Freightliner.

“Estarei impondo, a partir de 1º de outubro de 2025, uma tarifa de 25% sobre todos os caminhões pesados (grandes!) fabricados em outras partes do mundo”, declarou.