O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou, na noite desta quinta-feira (17/7), uma carta endereçada a Jair Bolsonaro (PL), na qual diz, mais uma vez, que o ex-presidente é vítima de um “sistema injusto”. No texto, o republicano afirma que está observando o governo brasileiro “de perto”.
Publicada na rede social Truth Social, a carta descreve Bolsonaro como “um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”. Também menciona um “tratamento horrível” que “deve acabar imediatamente” contra o ex-presidente.
“Compartilho seu compromisso com ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo”, destinou Trump a Bolsonaro.
O republicano também menciona a tarifa imposta sobre produtos brasileiros, que seria fruto da suposta perseguição política contra o ex-presidente brasileiro. “Expressei fortemente minha desaprovação [aos supostos ataques à liberdade de expressão], tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária”, diz.
“É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, finaliza o estadunidense.