PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Trump lança ‘Conselho da Paz’ em Davos em meio a críticas e baixa adesão

Siga no

A iniciativa foi apresentada como uma plataforma multilateral para fomentar a resolução de conflitos internacionais (The White House/Divulgação)

Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou oficialmente nesta quinta-feira (22/1) o chamado “Conselho da Paz” (Board of Peace), durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. A iniciativa foi apresentada como uma plataforma multilateral para fomentar a resolução de conflitos internacionais, mas já enfrenta ceticismo, presença reduzida de aliados tradicionais e dúvidas sobre seu impacto prático.

O evento de lançamento contou com um auditório com centenas de lugares vazios, muito diferente do pronunciamento anterior do presidente, que havia atraído grande público no dia anterior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘Este é um dia muito emocionante, que levou muito tempo para ser concretizado. Muitos países acabaram de receber o aviso e todos querem participar. Trabalharemos com muitos outros, incluindo as Nações Unidas’, afirmou Trump.

Como funcionará o Conselho da Paz

O Conselho da Paz foi inicialmente concebido para supervisionar a reconstrução da Faixa de Gaza após anos de conflito entre Israel e o Hamas. Porém, a intenção declarada de Trump é ampliar a atuação do organismo para além do Oriente Médio, abrangendo diferentes regiões em guerra ao redor do mundo e propondo soluções diplomáticas e de estabilização.

A minuta da carta constitutiva indica que os membros terão mandatos de três anos, com possibilidade de assento permanente mediante contribuição financeira de US$ 1 bilhão, o que despertou debates sobre a natureza e o financiamento da iniciativa. A Casa Branca, no entanto, afirmou que a quantia é apenas uma referência para assentos permanentes e que a participação não está condicionada a pagamento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em relação à liderança, o documento prevê que Trump terá um papel central, permanecendo como presidente do conselho mesmo além de seu mandato presidencial, sob a interpretação do texto constitucional norte-americano.

Reação internacional e adesões

Países como Suécia e Noruega anunciaram que não participarão da iniciativa, argumentando que seu formato e propósitos carecem de clareza e de alinhamento com organismos existentes, como as Nações Unidas. A França também recusou o convite, e aliados europeus expressaram desconforto com aspectos da proposta.

Por outro lado, líderes de países como Israel e Egito aceitaram integrar o conselho, e Trump afirmou que enviou convites a diversas outras potências, incluindo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embora o governo brasileiro ainda não tenha confirmado sua participação.

Além disso, Trump anunciou que teria convidado o presidente russo Vladimir Putin para integrar o conselho, mas o Kremlin esclareceu que ainda está considerando o convite e que nenhuma decisão formal foi tomada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Oito países confirmam adesão ao Conselho de Paz de Trump para Gaza

Trump recua na aplicação de tarifas para Europa após reunião com o Secretário-Geral da OTAN

Nikolas Ferreira ultrapassa os 90 quilômetros de caminhada até Brasília como protesto político

Trump nega usar força, mas diz que ‘só os EUA’ podem proteger a Groenlândia: ‘nosso território’

Boulos: fim da escala 6×1 ‘está avançando muito bem’; Congresso pode votar tema neste semestre

AtlasIntel: Lula segue na liderança em todos os cenários para presidente

Últimas notícias

Cruzeiro vence Grêmio de virada e vai à final da Copinha; saiba possível adversário

Proibição de carroças em BH começa a valer nesta quinta

Por que Alexsander não está jogando pelo Atlético? Sampaoli responde

Hulk aponta principal ‘culpado’ para início de temporada ruim do Atlético

Sampaoli rebate críticas e nega que Atlético esteja jogando mal em 2026

Victor Hugo cobra reação do Atlético em 2026: ‘a luz vermelha acendeu’

Atlético empata com América e chega pressionado para clássico contra o Cruzeiro

Julio Casares renuncia à presidência do São Paulo após processo de impeachment

Força-tarefa de autoridades vai fiscalizar represa Várzea das Flores na Grande BH