Normas do transporte escolar em BH estão mais rígidas; veja mudanças

Siga no

Texto atualiza portaria de 2024 (Agência Brasil/Divulgação)

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou, na última quarta-feira (15/10), uma nova portaria que atualiza o regulamento do transporte escolar na cidade. O texto substitui a norma anterior, de 2024, e traz ajustes pedidos por motoristas e cooperativas, com o objetivo de tornar o serviço mais seguro, claro e eficiente para os usuários.

Entre as principais mudanças estão regras mais rígidas para garantir a proteção física e psicológica dos estudantes e punições mais severas para casos de assédio ou importunação sexual. A partir da nova portaria, alguns casos podem levar à cassação definitiva do registro do condutor e da autorização de operação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A portaria altera ainda as normas de autorização e renovação para quem presta o serviço. A validade continua sendo de cinco anos, mas será necessário apresentar documentação atualizada a cada renovação. A operação segue permitida para pessoas físicas, jurídicas e cooperativas, e o cadastramento de novos operadores volta a ser autorizado, desde que sejam cumpridas as exigências previstas.

Atenção nas datas

Outro ponto importante é a redução do prazo máximo de interrupção da atividade em caso de troca de veículo — de 180 para 90 dias, com possibilidade de prorrogação uma única vez. O novo regulamento também atualiza os critérios para inclusão de veículos no sistema: passam a ser aceitos modelos com até cinco anos de fabricação (para até 20 lugares) e até 12 anos (para os acima de 20).

A vida útil máxima dos veículos foi ampliada de 15 para 16 anos, e a substituição deve ocorrer até 31 de dezembro do ano em que o limite for atingido.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O texto ainda permite, pela primeira vez, o uso de sistemas automáticos de abertura de portas, desde que sigam as normas da ABNT e sejam aprovados pela Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob). Além disso, foram revistos prazos de notificação, etapas de recurso e procedimentos administrativos.

Demandas

De acordo com o gerente de Controle e Vistoria da Frota da Sumob, Rodrigo Pimenta, as mudanças foram construídas em diálogo com o setor. “A revisão busca modernizar as regras, aumentar a segurança e dar mais clareza aos procedimentos, beneficiando tanto os estudantes quanto os transportadores”, afirmou.

Atualmente, o sistema de transporte escolar da capital conta com 2.333 autorizações, das quais 1.602 estão ativas, e 2.529 operadores cadastrados.

Com informações de PBH

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Polícia fecha produção clandestina de whisky e gin na Grande BH após denúncia anônima

Com investimento de R$ 500 mil, CDL-BH será patrocinadora do Carnaval de BH

98 News faz cobertura especial do Imersão Indústria 2025

‘Vale Tudo’ outra vez: quem matou Odete Roitman? Bares e shopping em BH fazem bolão e exibem final

Falso comprador é preso após furtar joias, perfumes e dinheiro em casa de luxo de BH

Prefeitura de BH cria grupo para discutir navegação na Lagoa da Pampulha

Últimas notícias

Renda variável, vida organizada: finanças para autônomos

O poder da imagem: como a roupa comunica antes da fala

Saber ouvir é uma habilidade de liderança

Review bombing: quando a internet decide o destino de uma marca

Maldivas podem desaparecer: o alerta real do aquecimento global

Antes de pedalar, revise: pequenos cuidados que salvam vidas

Pampulha ganha R$ 23 milhões em obras e volta a atrair o mercado imobiliário

Dólar ganha força e pressiona real em meio à nova escalada EUA-China

Conselho Mineral se reúne após três anos e Brasil segue fora da corrida pelos minerais críticos