Siga no

Além da produção recorde, o setor enfrenta um volume crescente de importações de leite da Argentina e do Uruguai (98 News/Reprodução)

Além da produção recorde, o setor enfrenta um volume crescente de importações de leite da Argentina e do Uruguai (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

A cadeia produtiva do leite em Minas Gerais atravessa um momento de forte tensão. O litro pago ao produtor caiu pelo segundo mês consecutivo, mesmo em plena entressafra – período em que o preço historicamente sobe. Segundo o Cepea, o valor médio pago em junho foi de R$ 2,73, queda de mais de 4% em relação ao mês anterior.

Para o diretor do Sindicato das Indústrias de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), Eduardo Nascimento, a queda é reflexo de um desequilíbrio entre produção crescente e consumo estagnado. Ele explica que há nove trimestres seguidos de aumento de produção, com destaque para Minas Gerais, que cresceu 7,5% em 2023, enquanto o Brasil teve expansão entre 2% e 3%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Minas Gerais cresceu cerca de 1,2 milhão de litros de leite por dia no ano passado. É disparado o maior estado produtor”, afirmou em entrevista à 98 News nesta terça-feira (15/7).

Oferta interna e importação pressionam o mercado

Além da produção recorde, o setor enfrenta um volume crescente de importações de leite da Argentina e do Uruguai. Com isenção de tarifas no Mercosul, os países vizinhos ampliaram suas vendas para o Brasil. As importações, que antes giravam em torno de 100 milhões de litros por mês, hoje chegam a 200 milhões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Eles invadem o nosso mercado. Produzem mais do que consomem, com custo mais baixo e subsídios internos. É uma concorrência desleal”, diz Eduardo.

Estrutura precária e custo elevado

A logística da cadeia do leite no Brasil também encarece a produção. Segundo o diretor do Silemg, o custo de coleta do leite nas fazendas chega a 25 centavos por litro, enquanto países concorrentes operam com menos de 5 centavos.

“Temos estradas ruins, veículos pequenos para transporte de ração e problemas sérios com energia elétrica em várias regiões de Minas. Isso prejudica o resfriamento e até o processo de ordenha.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O sindicato já levou essas demandas ao governo estadual, mas os avanços ainda são lentos. A oscilação da energia, por exemplo, tem levado ao descarte de grandes volumes de leite, afetando a rentabilidade do produtor e a qualidade do produto final.

Pequenos produtores estão saindo da atividade

A queda no preço e os altos custos têm levado muitos produtores a abandonar a atividade. O Brasil já teve mais de 1 milhão de produtores de leite; hoje são entre 300 e 400 mil.

“Isso já é uma realidade. Os 100 maiores produtores cresceram 15% no ano passado. O restante do país, entre 2% e 3%. Há uma concentração da produção em grandes fazendas.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora o movimento não comprometa o abastecimento, Eduardo alerta para os impactos sociais.

“O leite é a renda fixa mensal de milhares de pequenos produtores. Abandonar a atividade afeta diretamente a economia das pequenas cidades.”

Expectativa para o segundo semestre

Com a chegada da safra, a expectativa é de ainda mais oferta. E o consumo, por sua vez, continua pressionado pelos juros altos, inflação e perda de poder de compra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O consumidor está com o bolso disputado. Não vejo a Selic cair tão cedo. A tendência é de queda gradual nos preços, tanto para o produtor quanto nas gôndolas.”

A previsão do Silemg é de um cenário difícil até o fim do ano. Apesar disso, Eduardo pondera que o consumidor pode ser beneficiado no curto prazo, com preços mais baixos no varejo.

“A lei da oferta e da procura ninguém derruba. O que nos resta é buscar competitividade, investir em escala e infraestrutura. Do contrário, a situação vai se repetir ano após ano.”

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Tarifas de Trump: Tribunal dos EUA decide que taxas são ilegais

Os ‘falsos Verissimos’ da Internet; escritor está entre os mais citados nas redes sociais

Morre o escritor e cronista Luis Fernando Verissimo aos 88 anos

Fiemg entrega a Lula novas propostas contra impactos do tarifaço dos EUA

DNA mineiro: técnica inédita garante ‘sotaque próprio’ ao ‘vinho de inverno’, produzido em MG

Eduardo Bolsonaro pede à Hugo Motta que possa exercer mandato dos EUA

Últimas notícias

Buscando se recuperar na temporada, Atlético encara o Vitória; saiba onde assistir

Cruzeiro enfrenta o São Paulo em busca da vice-liderança do Brasileirão; saiba onde assistir

Depois de seis meses, João Marcelo é liberado pelo Departamento Médico do Cruzeiro

VÍDEO: Incêndio atinge a Serra do Curral, em BH, nesta sexta

Mesmo com dois ‘nãos’, Atlético insiste na busca por treinador português

Certidão de óbito de Zuzu Angel, vítima da ditadura, é retificada pelo governo federal

CRLV será exigido a partir desta segunda-feira (1/9) em MG para placas com finais 1, 2 e 3

PROMO: concorra a um par de ingressos para Cruzeiro x São Paulo, neste sábado (30)

New York Times aponta ‘triunfo da democracia’, mas questiona poder do STF no julgamento de Bolsonaro