Belo Horizonte vive uma onda de crescimento no setor da panificação. Nos três primeiros meses de 2025, a capital mineira registrou um aumento de quase 56% na abertura de pequenas empresas do ramo. Para ajudar esses novos negócios a crescer de forma estruturada, foi lançado o Prepara Padaria 2025, iniciativa do Sebrae Minas, Amipão (Sindicato da Panificação) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
A proposta é qualificar panificadoras da capital e da Região Metropolitana, com foco em gestão, produtividade, inovação e melhoria de processos. A programação vai de julho a dezembro, com capacitações presenciais e consultorias individualizadas.
Diagnóstico e soluções personalizadas
Segundo Raquel Lopes, coordenadora de projetos para a indústria do IEL em Minas Gerais, o programa parte de um diagnóstico detalhado para atender às necessidades específicas de cada padaria.
“Apesar de ser um programa robusto, ele precisa atender a especificidade daquela padaria, o nível de maturidade dela”, explica.
O diagnóstico vai mapear pontos críticos em áreas como gestão financeira, liderança, processos produtivos e atendimento ao cliente.
Gargalos antigos e novas demandas
O programa mira diretamente nos entraves que há anos dificultam o desenvolvimento das micro e pequenas panificadoras. Entre os principais gargalos estão a carga tributária, a gestão financeira e a dificuldade de manter e qualificar equipes.
“Quase todos os setores estão enfrentando questões de mão de obra e gestão de pessoas. Também é prioritário fortalecer lideranças e a área comercial”, diz Raquel. “É um grande programa de competitividade para ajudar as panificadoras, especificamente micro e pequenas empresas, diante dos gargalos que se mantêm anos após anos.”
Capacitações, consultorias e missão técnica
O Prepara Padaria vai combinar capacitações presenciais e consultorias individuais, realizadas na sede da Amipão, em BH, e dentro das próprias empresas.
“A metodologia já foi testada e funciona. Primeiro a padaria participa de capacitações e depois recebe 40 horas de consultoria individualizada, com aplicação direta do que foi aprendido”, afirma Raquel.
Uma das novidades é a missão técnica à FIPAN, a maior feira de panificação do Brasil, que acontece em julho, em São Paulo. O grupo também fará visitas a padarias referência para conhecer boas práticas de digitalização e eficiência operacional.
“Geralmente, não é só compra de equipamento. Você precisa arrumar toda a questão da transformação digital, o atendimento, o delivery. Mas, para dar esse passo com segurança, precisa organizar os processos antes”, pontua.
Tradição e inovação podem caminhar juntas
Questionada sobre como equilibrar tradição com inovação, Raquel ressalta que o programa valoriza a identidade de cada negócio.
“A padaria tem um quê de setor tradicional. Cada padaria tem sua identificação própria. Mas inovação também pode estar ligada a outros serviços, à melhoria dos processos e ao cuidado com a equipe”, afirma.
Raquel reforça que não existe modernização sem pessoas. “Sua equipe está qualificada? Entende o propósito do seu negócio? Está preparada para abordar o cliente da forma correta? Oferecer produtos adicionais? Processos e pessoas são a base que a gente acredita para qualquer maturidade, de qualquer setor.”
Inscrições abertas até 30 de junho
O Prepara Padaria 2025 oferece 40 vagas e está com inscrições abertas até o dia 30 de junho. As empresas interessadas devem entrar em contato com a Amipão pelo Instagram @amipao.mg ou diretamente com a consultora Amanda Cláudia pelo telefone (31) 9 9397-0459.