Como Atlético e Cruzeiro podem participar da próxima Copa do Mundo de Clubes da FIFA?

Siga no

Próximo torneio será realizado em 2029 (Fotos: Flickr / Cruzeiro / Atlético)

Compartilhar matéria

O principal assunto no mundo do futebol nos últimos dias é a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O “novo” Mundial de Clubes é a maior competição internacional entre clubes da história do esporte e reúne equipes da elite de todos os continentes. Porém, alguns times tradicionais do futebol ficaram de fora, como Liverpool, Barcelona, Manchester United e Milan. No Brasil, ausências como as de Santos, São Paulo, Atlético e Cruzeiro — todos vencedores da Copa Libertadores — também foram sentidas.

Além das cifras milionárias apenas pela participação, da visibilidade internacional e, claro, da competição em alto nível, também permanece no imaginário popular o desejo de ver o time do coração enfrentando as principais equipes do mundo. Quem nunca quis ver um Atlético x Real Madrid? Ou até mesmo Cruzeiro x Manchester City? Por isso, muitos torcedores têm se perguntado: como Atlético e Cruzeiro, principais representantes do futebol mineiro no Brasil, podem garantir uma vaga na próxima Copa do Mundo de Clubes da FIFA?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A próxima edição da competição está marcada para 2029, um ano antes da Copa do Mundo de 2030. O “super mundial” tem como objetivo substituir a antiga Copa das Confederações. Assim, a proposta é testar o país-sede da Copa do Mundo antes da competição principal. A Copa de 2030 terá como sedes Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos iniciais também no Uruguai, Argentina e Paraguai. Sendo assim, a próxima Copa do Mundo de Clubes seria, a princípio, sediada na Europa. Porém, a FIFA estuda repetir a competição nos Estados Unidos, onde está sendo realizada atualmente.

Como de costume, a forma mais comum de classificação para a Copa do Mundo de Clubes é a conquista da principal competição continental — no caso de Atlético e Cruzeiro, a Copa Libertadores. Os quatro próximos campeões da Libertadores, a partir de 2026, terão vaga garantida no próximo Mundial. Sendo assim, “basta” aos atleticanos e cruzeirenses torcerem para que o time conquiste a principal competição de clubes da América do Sul para garantir a vaga no Super Mundial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outra forma de classificação é pelo ranking da Conmebol. Os clubes melhor posicionados nos rankings das federações continentais também terão vaga garantida na próxima edição. Contudo, essa é a opção mais difícil.

Isso porque a FIFA proíbe que mais de dois clubes do mesmo país se classifiquem para o Mundial, exceto nos casos em que os times tenham vencido uma competição continental. Na edição atual, há quatro representantes brasileiros (Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras), todos campeões recentes da Libertadores. Boca Juniors e River Plate, por exemplo, são os únicos representantes da Argentina, ambos classificados pelo ranking da Conmebol.

O Atlético, inclusive, foi prejudicado pelo regulamento. O Galo era o clube brasileiro melhor colocado no ranking depois de Flamengo e Palmeiras em 2025 (ambos campeões), mas, devido à regra que impede mais de dois clubes do mesmo país classificados por ranking, o alvinegro só poderia garantir vaga caso fosse campeão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A vaga ficou no quase. O Atlético chegou à final da última Copa Libertadores, jogou com um jogador a mais desde os 40 segundos do primeiro tempo, mas foi superado pelo Botafogo por 3 a 1 e ficou com o vice-campeonato.

Dessa forma, para garantir uma vaga na próxima Copa do Mundo de Clubes da FIFA, Atlético e Cruzeiro têm duas opções:

  • Conquistar a Copa Libertadores até 2029;
  • Ser o melhor colocado no ranking da Conmebol e torcer para que apenas um (ou nenhum) clube brasileiro conquiste a Libertadores nos próximos quatro anos.

Missão fácil, torcedor?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

*Estagiário sob supervisão do coordenador Roberth R. Costa

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Esportes

Cruzeiro assume liderança do ranking de invencibilidade do Brasileirão

Cruzeiro recusa proposta de empréstimo por Lautaro Diaz; diretoria quer vender atacante

Matheus Gonçalves revela surpresa ao saber sobre transferência frustrada ao Cruzeiro

Usando personagem de anime, Matheus Gonçalves lamenta fim das negociações com o Cruzeiro

Diante do Bucaramanga, Atlético busca primeira vitória como visitante na Sul-Americana

Flamengo desiste de vender Matheus Gonçalves ao Cruzeiro

Últimas notícias

Lula regulamenta a Lei de Reciprocidade Comercial

Brasil lidera conservação privada e mira remuneração por floresta em pé

Tarifa Zero em BH: um projeto sem responsabilidade fiscal

Roscoe alerta para risco fiscal e defende estabilidade para atrair investimentos ao Brasil

‘Programa social virou barreira de entrada no mercado de trabalho’, avalia presidente da Fiemg

Retaliação aos EUA seria ‘murro na parede’ e pode custar caro ao Brasil, diz Flávio Roscoe

UFMG tem aulas de dança gratuitas para pessoas de todas as idades; saiba como participar

Quedas, queimaduras e mais: férias escolares exigem mais atenção para evitar acidentes com crianças

Fim da taxa de verificação de taxímetros beneficiará 300 mil taxistas