PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Presidente da AMM defende fortalecimento dos municípios mineiros e anuncia agenda

Siga no

Presidente da AMM concedeu entrevista ao jornalista Paulo Leite nesta sexta-feira (Rede98)

Compartilhar matéria

Novo presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios), o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, concedeu entrevista nesta sexta-feira (11) ao jornalista Paulo Leite, no Central I. Durante o bate-papo, Falcão falou sobre o fortalecimento do municipalismo, os desafios dos pequenos municípios e a atuação da AMM.

Questionado por Paulo Leite sobre a representatividade da AMM, que conta com 818 dos 853 municípios mineiros associados, Falcão explica que é necessário aproximar quem paga a conta, os cidadãos nos municípios, dos responsáveis pelas decisões. “Eu costumo dizer que quem paga a conta está muito distante de onde a decisão é tomada. Se 70% do recurso está lá em Brasília, e aqui no governo do Estado cerca de 20%, sobra muito pouco para os municípios e quem paga a conta está no município”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O emprego é gerado ali, os problemas acontecem ali, a consulta, a cirurgia, a creche, a falta de vaga na creche, a estrada rural que precisa ser arrumada, a infraestrutura, a rua com buraco, enfim. E o prefeito ou a prefeita é que é cobrado em relação a isso o tempo todo”, pondera Luís Eduardo Falcão. Ele ainda ressalta que “Minas são muitas”, citando Guimarães Rosa, e que sua gestão à frente da AMM busca um olhar direcionado às particularidades e necessidades de cada cidade mineira.

“Quando a gente fala em necessidade dos municípios, a gente entende, por exemplo, a transformação até da mentalidade de prefeitos e prefeitas desses municípios. Durante muito tempo, quando um prefeito queria ser eleito, ele dizia eu vou trazer uma indústria para o meu município. Hoje, industrializar um município pode ser, inclusive, um risco para o próprio município. Cada região de Minas tem a sua própria peculiaridade, cada cidade tem o seu próprio perfil. Nós temos muitos municípios mineradores, mas nós temos também municípios fortes no turismo. O meu triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste, lá tem outra característica, região norte de Minas, zona da mata, totalmente diferente. Aqui na metropolitana, os problemas já estão mais baseados na questão da mobilidade urbana, segurança pública”, diz ele. 

Luís Eduardo Falcão ainda falou da importância de respeitar cada prefeito e suas ideologias. “Então, cabe à AMM receber todas essas demandas, organizá-las, trabalhá-las da forma mais estratégica possível, respeitando a individualidade, a característica de cada município.  E até mais do que isso, respeitando o partido de cada prefeito, a ideologia, já que a instituição precisa ser preservada, e o meu partido, a minha ideologia, essa disputa fica lá no meu município, lá na associação, a gente precisa trabalhar para todos”. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um dos desafios da AMM sob a gestão de Falcão será rever os critérios de distribuição do fundo de participação dos municípios. Segundo ele, cidades menores não atingem os índices do fundo e acabam recebendo recurso vinculado da União e do Estado, o que não oferece margem para atendimento de demandas importantes. “Seja um calçamento, uma pequena pavimentação, muito menos construir um posto de saúde. Então esses prefeitos, eles não têm estrutura que tenha uma cidade média ou grande, eles precisam também de assessoria técnica, de suporte na área da educação, da saúde, de finanças, orçamento”, lista o presidente da AMM. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Teste de vacina em Nova Lima e biofábrica: Minas intensifica combate à dengue

Cleitinho critica decreto de Zema que amplia a segurança a ex-chefes do executivo

EXCLUSIVO: Marília Melo projeta desestatização da Copasa para o primeiro semestre de 2026

Escrita torta e humor afiado: Dia a dia no interior de Minas vira pauta em jornal escrito por crianças

Aplicação da vacina do Butantan contra a dengue começará por Nova Lima e outros dois municípios

Mãe de Eliza Samudio reage a notícias sobre passaporte encontrado: ‘aumenta o vazio’

Últimas notícias

Pedro Junio explica recusa ao Flamengo e garante: Kaio Jorge fica no Cruzeiro

PBH restringe obras e eventos durante o Carnaval; entenda

Dirigente revela o que falta para a renovação de Matheus Pereira no Cruzeiro

Brasil envia 40 toneladas de insumos para pacientes de diálise na Venezuela

Pedro Junio confirma acerto por Gerson e dá detalhes do contrato com o Cruzeiro

Big Day: participantes do BBB 26 serão relevados nesta sexta (9/1); veja os nomes mais cotados

Conciliação entre Kalil e MPMG fracassa, e ação por suposto nepotismo avança

Cruzeiro define chegada de Gerson a BH, com avião cedido por Pedro Lourenço

Maycon se diz ‘preparado’ para jogar e revela como pode ajudar o Atlético