Trens do metrô de Belo Horizonte terão Wi-Fi e contagem de passageiros

Siga no

Os novos trens do metrô de BH devem ser entregues até o fim de 2026. (Foto: Agência Minas)

Compartilhar matéria

Os novos trens para o metrô de Belo Horizonte e Região Metropolitana já estão sendo produzidos, segundo o Governo de Minas. Em Changchun, na China, o governador Romeu Zema foi apresentado às novas tecnologias que vão possibilitar as mudanças no transporte público e também já conheceu o primeiro dos 24 modelos que serão entregues.

Zema esteve, nesta quarta-feira (18/6), na fábrica da Changchun Railway Vehicles (CRRC), responsável pela produção dos novos modais. O objetivo da visita era conhecer as instalações industriais, processos de produção e inovação tecnológica adotados pela empresa, líder mundial no fornecimento de trens.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esses novos trens vão revolucionar o transporte urbano de Minas Gerais. As máquinas são mais seguras, tecnológicas, eficientes e menos poluentes. Tenho certeza que a população vai ficar extremamente satisfeita. Desde a inauguração do metrô de Belo Horizonte, em 1986, que a capital não tem uma mudança tão significativa na vida dos mineiros. Para esse momento se tornar realidade, tivemos muito trabalho, então, para mim, como governador, é um momento de muito orgulho”, disse Zema.

Modernização dos trens

Além do Wi-Fi, os novos trens, conforme anunciado pelo Governo de Minas, serão equipados com sistema de vigilância por câmeras (CFTV) e canal direto de comunicação com o condutor em situações de emergência. Já o sistema de contagem de passageiros , que informa às estações seguintes o nível de ocupação de cada carro, visa proporcionar a melhor distribuição dos usuários do transporte e conforto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outra alteração no metrô será na climatização. Cada vagão terá duas unidades de ar-condicionado que monitoram automaticamente a qualidade do ar. Dessa forma, quando necessário, o sistema realiza a troca entre o ar interno e externo, utilizando filtros.

Para a segurança do veículo e pensando em deixá-lo mais eficiente e sustentável, o projeto, portanto, também fará a instalação de novas tecnologias que qualificam a frenagem e o consumo energético. Uma ferramenta que auxilia na identificação de falhas e na manutenção preventiva também faz parte do novo modelo.

Por fim, o poder público estadual anunciou que os trens terão um moderno sistema de multimídia ativa, que inclui dois displays de LED informando o nome da estação atual, a próxima parada e o destino final. Além disso, os bancos dos novos carros serão maiores e projetados para oferecer mais comodidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Previsão de entrega

A Metrô BH, com o apoio do Governo de Minas, encomendou 24 novos trens. A previsão é de que dez deles entrem em operação no sistema metroviário da RMBH até o fim de 2026.

A fabricação completa dos outros 14 modelos está prevista para acontecer de forma antecipada, segundo a empresa responsável pelo transporte. A companhia, entretanto, não informou a data de implementação. O volume de investimento anunciado para a modernização foi de R$ 700 milhões.

Compartilhar matéria

Siga no

Gustavo Macedo

Jornalista graduado pela PUC Minas em atividade na Rede 98 desde 2023

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Abrasel defende volta do horário de verão para evitar apagões e impulsionar economia

Trump é diagnosticado com doença que afeta fluxo sanguíneo

Educação digital de graça na UFMG; praz para inscrição termina nesta sexta-feira (18/7)

Pão de queijo e mais um tanto! 7 produtos mineiros que são sucesso no Brasil e o mundo em 2025

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

‘Nome aos bois’; Damião promete expor empresas que não entregam obras em BH

Últimas notícias

Concorra a ingressos: show do The Calling em BH no dia 15 de outubro

Concorra a um par de ingressos: Cruzeiro x Juventude, no Mineirão, no próximo domingo

STF decide: PIS e Cofins entram no cálculo da contribuição sobre a receita bruta

Pastel de camarão com catupiry: Tem novidade deliciosa na Pastelaria Marília de Dirceu

Câmera do beijo flagra suposta traição em show do Coldplay e momento viraliza na internet

PBH firma contrato de R$ 159 mi com a Caixa para obras de macrodrenagem em Venda Nova e região Norte

Sem álcool e mais regionais: pesquisa revela tendências do mercado de coquetéis no Brasil

Brasil tem 241 barragens fora do padrão de segurança

A técnica MAIS para um feedback que funciona