Donald Trump ameaçou usar o Doge, o departamento de eficiência governamental dos Estados Unidos, contra Elon Musk. Ele citou o órgão ao ser questionado se pode deportar o ex-aliado bilionário. Trump e Musk foram de uma relação de parceria a rusgas públicas ao longo dos últimos dias. O rompimento ocorreu no fim de maio.
Questionado nesta terça-feira (1/7) por um repórter se o governo norte-americano pode deportar Elon Musk, Trump respondeu que “não sabe”, mas sinalizou que o assunto pode ser tratado em breve. “Vamos ter que dar uma olhada nisso”, disse.
Na sequência, o presidente dos Estados Unidos completou: “Talvez a gente tenha que colocar o DOGE em cima do Elon. Sabe o que é o DOGE? O DOGE é o monstro que talvez tenha que voltar e comer o Elon. Não seria terrível?”, disse.
A fala de Trump ocorreu pouco depois de Elon Musk afirmar que pode criar um novo partido político nos EUA caso o governo aprove um pacote de medidas proposto por Trump.
Musk trabalhou como chefe do departamento Doge entre janeiro e maio de 2025, quando era aliado e conselheiro de Trump. O bilionário recebeu nomeação com o objetivo de cortar gastos na casa dos 2 trilhões de dólares. Ele chegou a cortar gastos federais além de encerrar milhares de empregos e contratos.