Turismo de experiência ganha força em BH e transforma a rua em principal palco de eventos

Por

Roberth R Costa

Siga no

O analista do Sebrae, Renato Lana em participação na 98 News (98 News/Reprodução)

Compartilhar matéria

Belo Horizonte quer deixar para trás a imagem de cidade apenas para compromissos corporativos e conquistar de vez o turista que busca vivências autênticas. Com o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco em 2019, a capital mineira amplia o foco no turismo de experiência, movimento que vem sendo incentivado pelo Sebrae Minas em parceria com a Belotur.

O programa Acelera Check-in Turismo é um dos principais exemplos dessa estratégia. A proposta é simples: ajudar pequenos negócios a transformar produtos e serviços em experiências autênticas, conectadas com o jeito de ser da cidade.

“A gente percebeu o quanto a gastronomia de Belo Horizonte fazia diferença para quem vinha para um evento corporativo, para um jogo de futebol, para um show ou para festas”, explica o analista do Sebrae, Renato Lana. Ele marcou presença na 98 News nesta quarta-feira (2/7).

O programa mapeou negócios e iniciativas capazes de ir além do simples prato ou produto final, criando o Menu de Experiências Turísticas de Belo Horizonte. São 19 opções que envolvem gastronomia, cultura, arte popular e esporte. “O menu faz esse trocadilho mesmo: ‘é muito bom’ e ‘cardápio’. A gente cria esse cardápio com experiências das mais diversas de BH”, conta Renato.

Segundo ele, o diferencial de Belo Horizonte está nas ruas, nos espaços públicos ocupados de forma criativa e informal, mas com organização. “Qual que é o maior espaço de evento de Belo Horizonte hoje? A rua. Os eventos, as experiências, esses momentos de conexões vêm acontecendo nas diversas regionais da cidade”, aponta.

A formalização dos negócios, no entanto, é vista como essencial para garantir segurança e qualidade. “Quem faz turismo é o empresário. A prestação de serviço e a eficiência operacional desses empreendedores fazem toda diferença. Quando falamos de experiência gastronômica, precisa ter CNPJ, boas práticas, alvará sanitário, atendimento”, explica o analista do Sebrae.

A meta do programa é ambiciosa. Começou com 20 experiências, hoje são 19 ativas, e a intenção é dobrar esse número com a assinatura de um novo convênio com a Belotur. “A nossa meta é passar para 39 experiências turísticas. Queremos que o turista tenha atrações e serviços para ficar 1, 2, 3, 5, 7 dias em Belo Horizonte”, projeta Renato.

A infraestrutura da cidade, avalia ele, acompanha esse movimento. “A turma tem que parar com essa síndrome de vira-lata. Belo Horizonte tem uma estrutura ótima, excelente de hotelaria, muitos voos nacionais e internacionais, tem serviço, tem gastronomia. A gente tem uma prestação de serviço, um equipamento, uma oferta de muita qualidade”, defende.

O Acelera Check-in Turismo segue com inscrições abertas e pode ser acessado tanto por empreendedores que já oferecem experiências quanto por quem deseja criar novas. “É só me chamar no 31 9 9711- 0095. E quem quiser conhecer o menu de experiências, é só acessar o portal de Belo Horizonte”, orienta Renato.

Para ele, o futuro do turismo de BH está nas ruas, nos eventos espontâneos e nos encontros que só a capital mineira sabe proporcionar. “Belo Horizonte já se mostrou nos últimos anos que o grande lance e a grande oportunidade está na rua. É lugar de família, de gente feliz, que vai pra rua ao ar livre, que quer interagir com a natureza, andar de bicicleta com o filho e ter uma gastronomia de Belo Horizonte”, resume.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Deputados aprovam federalização da Codemig e da Codemg

Polícia Civil do Rio de Janeiro faz nova necropsia em Juliana Marins

Tecnologia transforma passos de usuários do bandejão da UFMG em energia elétrica

Diretora da Cemig detalha estratégias de comunicação e aproximação com o público mineiro

IMA e UFLA desenvolvem sistema inédito para modernizar defesa agropecuária em Minas

Deputada Ludimila Falcão cobra avanço nas discussões sobre Cemig e Copasa

Últimas notícias

Lula e sua sinfonia desafinada no Congresso

Clube inglês contrata Zépiqueno, joia holandesa com nome inspirado em ‘Cidade de Deus’

Deputados são contra fim da jornada 6×1 e concordam em subir faixa de isenção do IR, diz Quaest

Cortes de incentivos fiscais em vez de IOF? Economista avalia riscos e limites da proposta

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Lula propõe tornar 2 de julho Dia da Consolidação da Independência

Reunião de conciliação no TJMG tenta colocar fim à greve dos professores de BH

Lula sai em defesa de Haddad e compara gestão atual com a de Guedes

Minas Gerais tem saldo positivo na geração de empregos em maio