Arraiá é Só Alegria: 4 Festas Juninas Tradicionais para Curtir em Minas Gerais!

Por

Siga no

Luciana Melo(Secult)

Compartilhar matéria

A tradição das festas juninas chegou em Minas Gerais com os portugueses, mas nós mineiros soubemos aproveitar muito bem e ainda acrescentar uma pitadinha de mineiridade para transformar os eventos juninos em festejos para esquentar a estação. Em uma festa junina que se preze não pode faltar fogueira, bebidas e comidas quentes e saborosas, a caracterização das crianças grandes e pequenas, com roupa colorida e xadrez de caipira, uma decoração típica com bandeirinhas, bandeirolas, bambus e música para dançar quadrilha.  

Hoje o #SeLigaNaTrip vai aproveitar o período junino para destacar 4 “arraiás” tradicionais que acontecem em Minas Gerais. #anarriê!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Arraiá da Liberdade:

O Arraiá da Liberdade integra o programa Minas Junina, iniciativa da SECULT para promover e valorizar as festas juninas em Minas Gerais. Belo Horizonte, a capital de todos os mineiros, sediará entre os dias 28 e 30 de junho, no Palácio da Liberdade com seu histórico edifício e jardins iluminados e decorados especialmente para o festejo junino, a segunda edição do Arraiá da Liberdade. O evento contará com uma extensa programação cultural e artística, composta por muita música, comidas típicas, brincadeiras juninas, cozinha viva, espaços instagramáveis, quadrilhas e espetáculos infantis. O evento será gratuito e realizado pelo Governo de Minas, por meio da SECULT e da Fundação Clóvis Salgado.

Julifest:

Acontece em Itabirito, cidade localizada a cerca de 58 Km de Belo Horizonte, que está inserida no Circuito do Ouro. A 31º edição da Julifestacontecerá na Praça dos Inconfidentes – área da Julifest, no período de 11 a 14 de julho. O evento tem entrada franca e apresenta como principais atrações: Maiara e Maraisa, Lulu Santos, Thiaguinho, Israel e Rodolfo, Open Farra, Péricles e Ana Castela. 20 associações comunitárias serão as responsáveis pelo fornecimento das bebidas e comidas típicas do evento, incluindo o tradicional pastel de angu – Patrimônio Imaterial de Itabirito. Haverá também concurso de barraca com premiação em dinheiro, com o tema “armazéns”. A Julifest é a maior festa julina do estado de Minas Gerais, com expectativa de receber uma média diária de 40 mil pessoas, resultando aproximadamente em 150 mil pessoas durante o evento.

Forró de Curvelo:

Curvelo é o município que está localizado no coração de Minas Gerais, uma vez que a cidade é o centro geográfico do estado. Localizado a 170 Km de Belo Horizonte, a cidade está inserida no Circuito Turístico Guimarães Rosa. A 42º edição do Forró de Curvelo acontecerá na Praça Central do Brasil, no período de 05 a 14 de julho. São 10 dias corridos de festa com barracas de comidas típicas juninas em praça pública com direito a grandes shows de artistas nacionais e regionais, danças e brincadeiras típicas juninas. As principais atrações do ano de 2024, são: Wesley Safadão, Simone Mendes, Luan Pereira e Matheus Fernandes. O Forró de Curvelo [FOTO 5] é um evento de repercussão estadual e os organizadores esperam receber uma média diária de 70 mil pessoas, resultando aproximadamente em 500 mil pessoas durante todo o período. O Forró de Curvelo já é considerado o maior forró fora do Nordeste do Brasil, envolvendo não só as cidades próximas, mas também recebendo turistas da capital e de outros estados. O Forró de Curvelo é um evento gratuito e conta com um detalhe interessante: muitos curvelanos que moram em outras cidades aproveitam a oportunidade para se reencontrar com a família e dançar aquele “forrozim” na praça. [Instagram: @forrodecurvelo_oficial]

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Arraiá BQ:

Barbacena, conhecida como a Cidade das Rosas, está localizada a 170 Km de Belo Horizonte. A 3º edição do Arraiá BQ acontecerá no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, no período de 26 a 28 de julho. As programação do evento é a seguinte: dia 26/07: Quadrilha Fogo de Palha (BH), Grupo Só Parente (Barbacena) e Falamansa [FOTO 6] ; dia 27/07: Quadrilha Feijão Queimado (BH), quadrilhão com a população e Taheme & Thiago; dia 28/07: Danças das Escolas Municipais e Eduardo Costa. O Arraiá BQ [FOTO 7] é um evento gratuito com entrada solidária, que será definida entre alimentos, fraldas ou brinquedos. Os organizadores esperam receber uma média de 20 mil pessoas por dia. [Instagram: @visitebarbacena]

Quer saber mais sobre viagens e dicas de destinos e roteiros turísticos? Acesse o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Estrada Cênica e queijo do Serro: Anglo American aposta em turismo para diversificar economia no Espinhaço

Azul anuncia 900 voos extras e 133 mil assentos adicionais em Minas para a alta temporada

Vale do Peruaçu pode se tornar o primeiro Patrimônio Natural de Minas reconhecido pela Unesco

Sabará aposta em turismo e gastronomia para impulsionar a economia local

Natureza, história e espiritualidade: conheça as atrações da única cordilheira do Brasil

Localizada em MG, única cordilheira do Brasil deve receber turistas do mundo inteiro

Últimas notícias

Câmara aprova em 1º turno PEC da Blindagem, que dificulta ações na justiça contra parlamentares

SAF do Atlético: Conselho aprova alteração na cláusula de anti-diluição

Governo Federal anuncia R$ 770 milhões para mobilidade urbana e drenagem em BH

Texto que autoriza armamento da Guarda Municipal de BH avança na Câmara

‘Golpista do Tinder’ é preso em aeroporto da Geórgia

Abrasel critica PL que quer reduzir horário de funcionamento de distribuidoras de bebidas em BH

Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília

Após despedida, Bar do Salomão anuncia ‘prorrogação’ e seguirá funcionando em ponto icônico

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 1 milhão em indenização por racismo