Lavras Novas e Serra do Cipó estão na lista dos destinos mais acolhedores do Brasil, segundo a Booking.com

Por

Siga no

Thiago Muller (Flickr)

Compartilhar matéria

Destinos Acolhedores? A Estrada Real tem! O Booking.com divulgou no último mês os destinos mais acolhedores do Brasil, de acordo com o Traveller Review Awards (Prêmios de avaliação do viajante) 2023. A premiação anual está na sua décima primeira edição, e tem como base mais de 240 milhões de avaliações verificadas de viajantes reais, que reconhece os prestadores de serviços de viagens pelo seu compromisso com a hospitalidade e a excelência ao longo do ano. Entre os destinos brasileiros que figuram na lista, dois integram a rota da Estrada Real, Lavras Novas e Serra do Cipó.

Lavras Novas, distrito da histórica Ouro Preto, é daqueles lugares inesquecíveis e conquistou os viajantes pela sua tranquilidade e estilo colonial. Localizada a 113 km de Belo Horizonte, além do patrimônio histórico setecentista, o distrito possui uma natureza exuberante muito bem marcada pelas suas agradáveis trilhas e belíssimas cachoeiras.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O destino é ideal para os turistas que procuram fugir da agitação, descansar, comer uma boa comida mineira, contemplar a natureza, visitar casarios históricos e tomar um refrescante banho de cachoeira. É cercado por belas paisagens de montanha e é muito procurado por amantes do ecoturismo e turismo de aventura.

Os praticantes de esportes de aventura encontram locais propícios para atividades como tirolesa, rapel, caiaque, stand uppaddle, escalada, trekking, off-road e expedições , além de cachoeiras e trilhas agradáveis. As mais conhecidas são as Cachoeiras Três Pingos, dos Namorados, do Falcão, do Pocinho, dos Prazeres e do Castelinho.

O fluxo turístico é grande e diversificado, daqueles que se aventuram na natureza durante o dia e curtem a animação dos bares durante a noite. O distrito também é marcado por diversos eventos culturais, como a Semana Santa, o Carnaval, a Festa do Divino e da Padroeira de Lavras, Orquestra dos Distritos, entre outros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A tradição mineira se faz presente na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres e no artesanato de taquara, espécie de bambu abundante no século XVIII. Os Mirantes da Pedra, da Rua da Ponte e da Entrada da Cidade, de onde se podem apreciar paisagens, o por do sol e o nascer da lua, são de fácil acesso ao turista e com vistas deslumbrantes.

Foto: Acervo IER

Dicas de Viagem:

– Passeio de Quadriciclo: É o principal passeio do distrito, uma atração que não pode faltar no roteiro em Lavras Novas.Há diversas opções de roteiros e o mais tradicional tem duração de cerca de 2 horas, partindo do centro do distrito e fazendo parada no Mirante da Estrada Real, na Cachoeira dos Namorados e na Represa do Custódio.

– Mirante da Pedra: Com fácil acesso, o Mirante da Pedra possui uma vista simplesmente espetacular para as montanhas que rodeiam o distrito de Lavras Novas e rendendo belas fotos.

– Distrito de Chapada: O distrito de Chapada está a cerca de 9 quilômetros de Lavras Novas e no caminho até ele dá pra conhecer a Cachoeira do Moinho e a Cachoeira do Falcão. Em Chapada, os destaques ficam por conta da singela Igreja de Santana e a Cachoeira do Castelinho, alcançada por trilha.

Pertencente ao Caminho dos Diamantes, a Serra do Cipó faz parte do município de Santana do Riacho e possui uma beleza ímpar, oferecendo aos seus visitantes um extenso acervo de práticas para o lazer, a cultura, o entretenimento e a pesquisa.

A Serra do Cipó fica na região sul da Serra do Espinhaço e é considerada uma das principais regiões turísticas de Minas Gerais, a 90 km da capital mineira. Conta com uma grande quantidade de trilhas, morros e montanhas propícios a escaladas, cânions, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas.

Concentra grande número de cachoeiras lindas e democráticas, que recebem e encantam inúmeros visitantes anualmente. Dentre as cachoeiras mais conhecidas estão Véu da Noiva e Cachoeira Grande.

Com uma das maiores diversidades de flora e fauna do mundo, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, a região, chamada por Burle Marx de “O Jardim do Brasil”, abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó, que tem por objetivo proteger e preservar esse patrimônio natural.

O vilarejo chama atenção pelo ambiente acolhedor, proximidade com a natureza e as práticas de esportes radicais como rapel, ciclismo, alpinismo e trekking e bem no alto da serra, com uma belíssima visão panorâmica de toda a montanha encontra-seum dos pontos turísticos mais visitados, a estátua do Juquinha, uma homenagem feita a um andarilho que vagava por lá colhendo flores e oferecendo aos turistas.

Foto: Pedro Vilela

Dicas de Viagem:

– Cachoeiras: um dos cartões postais da região da Serra do Cipó são as cachoeiras e é destino certo para quem quer encontrar alguns dos mais belos cenários da Estrada Real. Atendem a todos os gostos: tem aquelas que você para o carro na porta. Outras para quem curte trilhas (pequenas ou longas) ou ainda fazer o percurso de bicicleta. Tem até travessia de três dias para quem prefere uma experiência mais intimista em contato com a natureza.

– Trilha dos Escravos: construída de pedras por volta do Sec. XVIII, pelos escravos, a Trilha dos Escravos leva ao topo de uma das maiores e mais importantes cachoeiras da Serra do Cipó, a cachoeira Véu da Noiva. A trilha é um lindo percurso, comtrajeto um pouco mais de 2km e repleto de belas paisagens e contato com a natureza. Além de levar na parte de cima da Cachoeira Véu da Noiva,é possível aproveitar uma linda vista do Morro da Pedreira e visualizar a região de Cardeal Mota.

A hospitalidade é característica forte em Minas e está presente na Estrada Real. Estrada Real: Uma estrada, seu destino!

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Minas e Espírito Santo se unem para colocar o Caparaó na rota do turismo de aventura

Três vilas mineiras são indicadas ao prêmio ‘Melhores Vilas Turísticas’ da ONU Turismo

Massagem, personal e mais: Airbnb passa a oferecer serviços além da hospedagem

Turismo mineiro cresce acima da média nacional e governo lança novas rotas

Trilha guiada: parque Jacques Cousteau, em BH, recebe atividade gratuita neste domingo

Cidade do Sul de Minas Gerais surge em lista de ‘destinos tendência’ no Brasil em 2025

Últimas notícias

Rodrigo Weber, chefe do CIGA, deixa o Atlético para assumir clube do exterior

Nova espécie de libélula é descoberta em área de proteção no Sul de Minas

Comitê Gestor do Propag discute implementação do programa em Minas

Com maior invencibilidade da série A, Cruzeiro sonha com liderança

Irã responde ao ataque israelense e mísseis atingem Tel Aviv

Brasil anuncia a entrada do Vietnã no Brics

Motta aciona o Itamaraty para garantir a retirada segura de prefeitos brasileiros em Israel

Gui e Gabi! Casal de chefs do Okinaki e Paral-lel, em BH, no cozinha do Matula 98

Reginaldo Lopes defende redutor da dívida de Minas e critica postura de Zema diante do Propag