Três vilas mineiras são indicadas ao prêmio ‘Melhores Vilas Turísticas’ da ONU Turismo

Siga no

Ao todo, oitos vilas do Brasil foram selecionadas (Solon Queiroz/Acervo Secult)

Minas Gerais tem três representantes no prêmio “Melhores Vilas Turísticas”, organizado pela ONU Turismo. Ao todo, oitos vilas do Brasil foram selecionadas: Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC), Linha Bonita (RS) e Piraí (SC).

Dois desses destinos seguirão para a etapa final e, caso um dos representantes brasileiros vença, integrará a rede de melhores vilas turísticas eleitas pela ONU Turismo, atualmente com 254 membros. A cerimônia está marcada para ocorrer de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esse resultado confirma que Minas tem um papel central na construção do turismo de futuro: sustentável, enraizado na cultura local e comprometido com o bem-estar das comunidades. Conceição de Ibitipoca, Delfinópolis e Grão Mogol simbolizam essa nova fase do turismo mineiro, que une natureza, tradição e inovação”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Conceição de Ibitipoca

A vila de Conceição de Ibitipoca, situada na serra de mesmo nome, se destaca por sua beleza natural. O nome, originário do tupi-guarani, significa algo como “serra que explode”. Antigo caminho dos bandeirantes na época do ouro, a região ostenta um tesouro religioso: a Igreja Matriz da Imaculada Conceição, erguida no século XVIII.

Evandro Rodney/Secult

Delfinópolis

O município de Delfinópolis, devido à sua extensa área rural e seus distritos adjacentes, valoriza e incentiva os valores rurais e culturais da chamada “Cultura Canastreira”, vinculada ao estilo de vida dos moradores da Serra da Canastra. Dentre os potenciais turísticos do município, destacam-se a gastronomia e a cultura canastreira, principalmente a produção do Queijo Canastra, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Secult/Divulgação

Grão Mogol

Para os que buscam qualidade de vida, simplicidade, tranquilidade e autenticidade, o município é um destino recomendado. Grão Mogol apresenta uma extensa produção agrícola, que se integra a um ambiente rural característico da região. A localidade conta com hospedagens rurais com vivências do cotidiano do produtor, em meio à natureza, além de paisagens do cerrado e da gastronomia mineira.

Evandro Rodney/Secult

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Turismo

Massagem, personal e mais: Airbnb passa a oferecer serviços além da hospedagem

Turismo mineiro cresce acima da média nacional e governo lança novas rotas

Trilha guiada: parque Jacques Cousteau, em BH, recebe atividade gratuita neste domingo

Cidade do Sul de Minas Gerais surge em lista de ‘destinos tendência’ no Brasil em 2025

São Miguel do Gostoso: Conheça o Paraíso de Ventos e Praias

O inverno e os Festivais de Inverno em Minas Gerais

Últimas notícias

Minas Gerais decreta emergência sanitária após confirmação de gripe aviária na Grande BH

Sanção dos EUA contra STF afrontaria soberania do Brasil, diz conselho

Índice de internação dos adultos por doenças respiratórias preocupa, diz secretário de Saúde de BH

América vai homenagear Sebastião Salgado com patch na camisa em jogo da Série B

Juiz de Fora tem uma das maiores colônias alemãs do sudeste brasileiro

Livrarias em BH: saiba onde encontrar seus livros favoritos

Ex-diretor da PRF confirma blitz na eleição, mas nega viés político

Humor, drama e ação: veja as séries que estão em alta em maio de 2025

Festival de Vinho e Jazz de Tiradentes reúne degustações e música ao vivo