Minas Gerais tem três representantes no prêmio “Melhores Vilas Turísticas”, organizado pela ONU Turismo. Ao todo, oitos vilas do Brasil foram selecionadas: Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC), Linha Bonita (RS) e Piraí (SC).
Dois desses destinos seguirão para a etapa final e, caso um dos representantes brasileiros vença, integrará a rede de melhores vilas turísticas eleitas pela ONU Turismo, atualmente com 254 membros. A cerimônia está marcada para ocorrer de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita.
“Esse resultado confirma que Minas tem um papel central na construção do turismo de futuro: sustentável, enraizado na cultura local e comprometido com o bem-estar das comunidades. Conceição de Ibitipoca, Delfinópolis e Grão Mogol simbolizam essa nova fase do turismo mineiro, que une natureza, tradição e inovação”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Conceição de Ibitipoca
A vila de Conceição de Ibitipoca, situada na serra de mesmo nome, se destaca por sua beleza natural. O nome, originário do tupi-guarani, significa algo como “serra que explode”. Antigo caminho dos bandeirantes na época do ouro, a região ostenta um tesouro religioso: a Igreja Matriz da Imaculada Conceição, erguida no século XVIII.

Delfinópolis
O município de Delfinópolis, devido à sua extensa área rural e seus distritos adjacentes, valoriza e incentiva os valores rurais e culturais da chamada “Cultura Canastreira”, vinculada ao estilo de vida dos moradores da Serra da Canastra. Dentre os potenciais turísticos do município, destacam-se a gastronomia e a cultura canastreira, principalmente a produção do Queijo Canastra, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.

Grão Mogol
Para os que buscam qualidade de vida, simplicidade, tranquilidade e autenticidade, o município é um destino recomendado. Grão Mogol apresenta uma extensa produção agrícola, que se integra a um ambiente rural característico da região. A localidade conta com hospedagens rurais com vivências do cotidiano do produtor, em meio à natureza, além de paisagens do cerrado e da gastronomia mineira.
