A uma semana do fim do prazo, um terço dos brasileiros não declarou IR

Siga no

Quase 30% do total de contribuintes esperado para 2025 já quitou o Imposto de Renda. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

A uma semana do fim do prazo, um terço dos brasileiros ainda não acertou as contas com o Leão. Até as 18h desta sexta-feira (23/5), pouco mais de 30 milhões de contribuintes tinham enviado a Declaração Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal. O número equivale a 65,65% do total esperado para este ano.

Segundo a Receita Federal, 62,6% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 20,2% terão que pagar Imposto de Renda e 17,2% não terão imposto a pagar nem a receber.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A maioria dos documentos foi preenchida pelo programa de computador (83,6%), mas 10,9% dos contribuintes recorreram ao preenchimento online, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 5,5% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets.

Um total de 48,4% dos contribuintes que entregaram o documento à Receita Federal usou a declaração pré-preenchida, por meio da qual o declarante baixa uma versão preliminar do documento, bastando confirmar as informações ou retificar os dados. A opção de desconto simplificado representa 56,4% dos envios.

Desde 1º de abril, a declaração pré-preenchida passou a ser baixada com todos os dados disponíveis. O abastecimento dos dados da declaração pré-preenchida atrasou neste ano por causa da greve dos auditores fiscais da Receita.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O prazo para entregar a declaração começou em 17 de março e termina às 23h59min59s do dia de 30 de maio. O programa gerador da declaração está disponível desde 13 de março na página Meu Imposto de Renda.

A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física este ano, o que representará um acréscimo de quase 7%, na comparação com 2024, quando foram entregues 43,2 milhões de declarações.

As pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888, assim como aquelas que obtiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440, são obrigadas a declarar. As pessoas que receberam até dois salários mínimos mensais durante 2024 estão dispensadas de fazer a declaração, salvo se se enquadrarem em outro critério de obrigatoriedade.

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Nova espécie de libélula é descoberta em área de proteção no Sul de Minas

Comitê Gestor do Propag discute implementação do programa em Minas

Irã responde ao ataque israelense e mísseis atingem Tel Aviv

Brasil anuncia a entrada do Vietnã no Brics

Motta aciona o Itamaraty para garantir a retirada segura de prefeitos brasileiros em Israel

Reginaldo Lopes defende redutor da dívida de Minas e critica postura de Zema diante do Propag

Últimas notícias

Com maior invencibilidade da série A, Cruzeiro sonha com liderança

Gui e Gabi! Casal de chefs do Okinaki e Paral-lel, em BH, no cozinha do Matula 98

‘Olha o rato’: Arana captura roedor após ‘caçada’ com queijo e babá eletrônica

Aiatolá do Irã promete punição “amarga e dolorosa” contra Israel

Prefeito de BH abrigado em bunker: a agenda que levou Álvaro Damião a Israel

Irã diz que exercerá direito de autodefesa e fala em ‘resposta decisiva’

Lula quer transformar mentiras em verdades

VÍDEO: Prefeito de Belo Horizonte mostra bunker em que está abrigado após Israel bombardear o Irã

Ex-ministro Gilson Machado é preso em Pernambuco