Continua acontecendo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a cerimônia de despedida do Papa Francisco, morto na última segunda-feira (21/1), aos 88 anos. Milhares de fiéis já prestaram suas últimas homenagens ao Papa que tem uma despedida marcada pela simplicidade que foi tão característica de seu papado.
O repórter Renato Paim segue acompanhando tudo direto da Europa e trouxe detalhes no Central 98- 3° edição, desta quinta-feira (24/4).
Segundo Paim, o Vaticano divulgou a imagem do túmulo que receberá o corpo de Francisco, esculpido em mármore da Ligúria, terra natal dos avós do pontífice. O túmulo leva apenas a inscrição “FRANCISCVS” e a reprodução de uma cruz. Ele foi instalado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, entre as capelas Paulina e Sforza.
A cerimônia de sepultamento será neste sábado, dia 26, às 5 horas da manhã no horário de Brasília e contará com a presença de centenas de líderes de estado e de governo. A partir de domingo (27/4), o túmulo estará aberto para visitação permanente dos fiéis.
Ainda segundo informações do repórter, o sistema de segurança montado pela Itália é um dos “maiores da história recente”.
“Serão 4 mil policiais nas ruas, franco-atiradores, agentes anti-explosivos e também reforço nos aeroportos e estações, além de uma zona de exclusão aérea. O espaço aéreo de Roma será patrulhado por caças Eurofighter. Sistema anti-drones estarão em operação. Também o destroyer da Marinha estará próximo ao aeroporto principal da cidade italiana”, detalhou.