O velório público do Papa Francisco foi encerrado às sete horas da noite, no horário de Roma, às duas horas da tarde em Brasília, nesta sexta-feira (25/04).
O repórter correspondente da 98, Renato Paim, acompanhou o encerramento e trouxe os detalhes no Central 98 – 3° edição. Segundo comunicado do Vaticano, cerca de 250 mil fiéis passaram pela cerimônia ao longo dos três dias.
Entre os que prestaram homenagem nesta sexta está o presidente Lula, que chegou ao Vaticano acompanhado da primeira-dama Janja e de membros da comitiva oficial brasileira. “Lula esteve ao lado do caixão em silêncio representando o povo brasileiro no último adeus ao Papa”, afirmou Paim.
Neste sábado (26/4), às 10 horas da manhã, horário local, acontece o funeral com presença esperada de mais de 200 mil fiéis. O Vaticano confirmou a presença de 51 chefes de estado, 12 monarcas e dois príncipes herdeiros, entre eles o príncipe William, do Reino Unido, além de representantes de nove organizações internacionais, como a ONU e a OMS.
Após o funeral, os cento e quarenta e nove cardeais, reunidos em Roma, visitarão no domingo (27/4), o túmulo de Francisco, na Basílica de Santa Maria Maggiore, atravessando a Porta Santa e rezando diante da imagem de Salus Populi Romani.