Ao vivo
98 Esportes - 1ª edição Segunda a Sexta - 08h às 10h

Os nossos especialistas em futebol acordam cedo para dar as primeiras informações do seu time e fazer uma análise precisa da rodada.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: conheça mitos e verdades sobre o TEA

Siga no

O transtorno, que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros, ainda é estigmatizado e alvo de desinformação (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (2/4) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O transtorno, que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros, ainda é estigmatizado e alvo de desinformação.

Ao contrário do que muitos pensam, pessoas autistas são sim afetuosas e gostam de receber carinho. Eles podem apenas não saber como demonstrar ternura.

Outro mito muito comum é que autistas não têm amigos. Na verdade, eles são seletivos e se identificam com pessoas que os compreendem.

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista reagem a estímulos sensoriais e normalmente percebem quando não são acolhidos. Por isso, é importante respeitar o tempo de interação social delas.

Mais um pensamento muito recorrente é que autistas são “gênios”. A verdade é que alguns se destacam em determinadas áreas, mas necessitam de orientação especializada para dar funcionalidade a suas habilidades.

Por fim, autistas não são agressivos. O que pode acontecer é que eles afastem bruscamente de quem os causa desconforto.

Diagnóstico

Especialistas explicam que o autismo deve ser diagnosticado por um psiquiatra ou neurologista após observação clínica e entrevistas com familiares. Esse diagnóstico também pode ser apoiado por educadores, psicólogos e terapeutas.

O tratamento deve ser feito por uma equipe multidisciplinar e, no caso das crianças, visam o desenvolvimento da linguagem e da socialização, além do suporte psicopedagógico. Em adolescentes e adultos o foco geralmente são as dificuldades sociais, a autonomia, as habilidades voltadas para o trabalho e a convivência.

Tratamento

Por vezes o uso de medicação é necessário com a orientação médica de um especialista. Terapeutas, escola e família são parceiros no tratamento das pessoas com TEA. A comunicação e troca de informações entre todos são fundamentais para o pleno desenvolvimento da pessoa com autismo.

Apoio em BH

Em Belo Horizonte, foi inaugurado no ano passado o primeiro Núcleo de Atendimento aos Transtornos de Neurodesenvolvimento com foco em Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Esse serviço da rede SUS-BH permite um atendimento de forma multiprofissional, com avaliação, diagnóstico e acompanhamento dos casos, tudo integrado com a rede assistencial da cidade.

O núcleo funciona na rua Padre Marinho, nº 150, no bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Dia Mundial da Conscientização sobre TEA: secretária de Meio Ambiente fala de inclusão e autonomia

Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda

SUS oferece tratamento gratuito para doença rara

SUS vai arcar com custo de um dos medicamentos mais caros do mundo

Minas Gerais confirma início da vacinação contra a gripe em 7 de abril

Minas registra 20ª morte por dengue; vítima é confirmada em Sete Lagoas

Últimas notícias

Furto de cabos deixa mais de 100 bairros sem água em BH

Federação Paulista proíbe seis organizadas do Corinthians em estádios

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 51 milhões

Acompanhe ao vivo: Álvaro Damião será empossado prefeito de Belo Horizonte nesta quinta-feira

Decisão do TCE proíbe a Fhemig de assinar contrato de terceirização do Hospital Maria Amélia Lins

Após clássico, Mourinho belisca nariz de rival na Turquia

Câmara aprova lei da reciprocidade comercial após Trump taxar produtos do Brasil em 10%

Moraes manda prender sobrinho de Bolsonaro que fugiu para Argentina

Atlético vence a primeira partida no Brasileirão sub-20