PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Música, teatro e dança: Festival A Capital do Mundo movimenta o Barreiro até março de 2026

Siga no

14 Bis está confirmada para show de encerramento do Festival A Capital do Mundo no Barreiro (Foto: Reprodução)

Compartilhar matéria

O Festival A Capital do Mundo – Circuito Cultural Barreiro vai levar a diversos espaços da regional, em Belo Horizonte, música, teatro, dança e outras atividades. A programação será totalmente gratuita e ocorrerá entre dezembro e março de 2026. A banda 14 Bis está confirmada como atração de encerramento do evento.

A iniciativa tem como proposta valorizar a produção cultural local, ampliar o acesso à arte e fortalecer a ocupação dos espaços públicos. Idealizado por Mauro Satter, o projeto prevê mais de 30 apresentações artísticas, distribuídas ao longo de quase quatro meses, contemplando estilos como jazz, blues, rock, pop, MPB, sertanejo, rap e sets de DJs.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Festival A Capital do Mundo também inclui teatro de bonecos, dança, exposições de graffiti, oficinas, atividades voltadas para a melhor idade e palestras sobre meio ambiente e conscientização digital.

‘Valorizar arte do Barreiro’

De acordo com Satter, o objetivo central é fortalecer a cena cultural do Barreiro. “A proposta é valorizar a produção artística da região, promover o acesso à arte e criar um ambiente de intercâmbio cultural, aproximando a comunidade das diferentes linguagens artísticas”, afirma o idealizador.

A programação ocorrerá tanto na sede da Quinta Arte, na avenida Sinfrônio Brochado, quanto em praças públicas do bairro, todas com estrutura adequada e acessibilidade física.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um dos objetivos do festival é a valorização da juventude periférica. A programação inclui ações ligadas à cultura hip-hop, como exposições de grafite produzidas durante o evento, duelos de MCs e apresentações de break dance, incentivando a participação dos jovens na cena cultural da cidade.

Outro ponto que integra o Circuito Cultural Barreiro é a formação artística. Ao longo do festival, serão oferecidas quatro oficinas gratuitas de iniciação musical para crianças e jovens, com foco no estímulo à criatividade e no desenvolvimento artístico.

A sustentabilidade é outro ponto destacado no evento. Cada local do festival contará com a Estação Petrobras de Reciclagem, destinada à coleta seletiva de resíduos. A Petrobras é a patrocinadora do projeto e viabiliza a realização do Festival A Capital do Mundo, reforçando o compromisso com ações culturais e socioambientais.

As atividades chegarão ao fim com uma homenagem ao Clube da Esquina, movimento fundamental da música brasileira surgido em Minas Gerais. No encerramento haverá um show da banda 14 Bis, reforçando a conexão do festival com a história musical do estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Atividades começam neste fim de semana

Os eventos de dezembro já estão definidos. Neste sábado (20/12), a Quinta Arte recebe o evento Buena Vista Soul, Jazz & Blues, das 9h às 20h, com oficinas de iniciação musical, capoeira, pintura, dança e reciclagem, além de feira de vinil e apresentações musicais ao longo do dia, incluindo DJ Fabiano Silva, Divas do Buena Vista, Sintonia Instrumental e Sunshine Woman.

No domingo (22/12), a Praça do Cristo, no bairro Milionários, sedia o Hora do Rock Podcast 2025, também das 9h às 20h. A programação inclui teatro de bonecos, apresentações de dança, exposições coletivas e individuais, cypher de danças urbanas e shows de Eletron Pop, Ponto 80, Marejah e Banda Morgana.

Festival A Capital do Mundo

Data: dezembro a março de 2026
Local: Quinta Arte | Avenida Sinfrônio Brochado, 1053 – Barreiro / Praças públicas do bairro
Entrada gratuita

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e produtora multimídia da Rede 98 desde 2024. Foi repórter no Portal BHAZ de 2020 a 2024. Participou de três reportagens premiadas pela CDL/BH (2021, 2022 e 2024); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Uncategorized

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 62 milhões

Os custos do streaming pirata para a economia

Defesa de Vorcaro espera soltura para início desta tarde

Gás gratuito chega a 1 milhão de famílias a partir de segunda-feira

Adolescente é apreendido com sacos de açaí recheados de haxixe no Aeroporto de Confins

Congresso adia votação da MP do pacote de socorro a empresas afetadas por tarifaço dos EUA

Últimas notícias

Perícia conclui que Bolsonaro tem hérnia e precisa de cirurgia

Sabores de Minas conquistam o mundo e colocam o estado entre os melhores destinos de 2026

STF fará debate sobre norma de conduta para ministros em 2026

STF nega recurso de Bolsonaro e outros condenados por trama golpista

Sóstenes chama operação da PF que localizou R$ 430 mil de ‘perseguição a quem é conservador’

Zema autoriza novo concurso para o Corpo de Bombeiros com 342 vagas

O que a comunicação de 2025 revelou sobre as empresas

Moda cresce em 2025, mas desafio é competir e gerar valor

Cruzeiro: Pedro Lourenço afasta rumores de candidatura política em 2026