Papudinha é o apelido dado a uma unidade prisional especial localizada dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília (DF). Oficialmente, trata-se das instalações de custódia do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), um prédio adaptado para abrigar detentos com status diferenciado ou que possuam perfil especial em relação às celas comuns do sistema prisional. Na tarde desta quinta-feira (15/1), o ministro Alexandre de Moraes determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe de estado, seja transferido para a unidade, deixando a custódia da Polícia Federal.
O que é e como funciona a Papudinha
Ao contrário das unidades padrão do complexo penitenciário, a Papudinha não é uma penitenciária tradicional. É uma ala de detenção administrada pela Polícia Militar do DF, com estrutura voltada para alojar presos que, por função profissional, prerrogativa legal ou necessidade de segurança especial, não são mantidos nas celas comuns da Papuda. Nessa última, são vários complexos de segurança máxima para os demais detentos da população geral.
Recentemente, a Papudinha ganhou maior destaque na imprensa porque o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também do governo Bolsonaro, foi enviado para lá após ser condenado dos mesmos crimes de tentativa de golpe de estado.
Estrutura e condições
Ao contrário das celas tradicionais da Papuda, a Papudinha oferece condições físicas mais amplas e, de certo modo, mais confortáveis. Em alguns casos, as acomodações incluem quartos maiores, espaços com copa e lavanderia, áreas para banho de sol e, em determinadas celas, itens como geladeira, televisão, chuveiro com água quente, cama de casal e outros itens pessoais. Esses espaços podem comportar até quatro detentos, mas decisões judiciais podem fazer com que sejam usados de forma individual.
Na determinação do ministro Alexandre de Moraes, está descrito que Jair Bolsonaro deverá ficar na Sala de Estado Maior, continue tendo assistência médica 24h, realize as sessões de fisioterapia necessárias, receba alimentação especial e seja transportado imediatamente a um hospital caso seja necessário. O pedido de acesso a uma Smart TV foi negado pelo ministro.
Veja mais detalhes, conforme documento:
- Metragem e Infraestrutura: A unidade possui uma área total de 64,83 m², sendo 54,76m² cobertos e 10,07 m² externos. A infraestrutura inclui ambientes como banheiro, cozinha, lavanderia, quarto, sala e área externa;
- Acomodações: As acomodações incluem cozinha com possibilidade de preparo e armazenamento de alimentos, banheiro com chuveiro com água quente, geladeira, armários, cama de casal e TV.
- Refeições: São oferecidas 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia) pela unidade custodiante.
- Banho de Sol e Exercícios Físicos: O réu tem possibilidade de realizar o banho de sol em um espaço externo, com total privacidade e horário livre. O local ainda comporta a instalação de equipamentos de ginástica, tais como esteira e bicicleta.
- Local para Visitas e Atendimento de Advogados e Médicos: O espaço para visitas é amplo, podendo ocorrer tanto na área coberta quanto na externa, com cadeiras e mesa disponíveis nos dois ambientes.
Diferença para a Papuda tradicional
O Papudinha integra o Complexo Penitenciário da Papuda, que por si só é composto por diversas unidades de segurança máxima e regimes variados, como o Centro de Detenção Provisória (CDP), o Centro de Internamento e Reeducação (CIR) e a Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF).